A BPW (Associação de Mulheres de Negócio de Presidente Prudente) de Presidente Prudente iniciou o Projeto Aquaponia em abril deste ano. Segundo a associação, quando a nova diretoria assumiu, tinha a proposta de ativar as comissões da BPW, e aí ativou nove comissões, entre elas a de Meio Ambiente, que vem se destacando, inclusive com esse projeto de aquaponia.
De acordo com informações da associação, tudo começou com a coordenadora da comissão de Meio Ambiente, Kátia Mastroto, que tinha esse sistema em casa. As mulheres da BPW foram conhecer o sistema de aquaponia e decidiram iniciar internamente o projeto, com as mulheres da associação e seus filhos e filhas para incentivá-las ao cultivo e consumo de alimentos saudáveis. Depois, após várias reuniões e cursos, a associação firmou algumas parcerias para a implantação do projeto como Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural, Faesp (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo). Também contam com o apoio do Sicoob Paulista, Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prdente) e Envolverde,
Para colocar em prática o sistema de aquaponia, a BPW Prudente buscou parcerias com entidades da cidade. Atualmente o projeto está sendo realizado na Associação Amor é a Resposta e vai beneficiar 60 famílias dos bairros Morada do Sol e Humberto Salvador. Essas famílias que serão beneficiadas nesta primeira etapa, vão receber uma capacitação empreendedora que será realizada pela BPW Jovem com o projeto “Empreendedoras do Futuro”. Além disso, também vão poder receber orientações do Sicoob Paulista sobre educação financeira.
Para o ano que vem, a associação adianta que terá uma nova turma para o curso de aquaponia e a implementação será realizada no bairro Brasil Novo em parceria com a Pastoral da Ecologia.
O que é aquaponia
Aquaponia é um sistema que permite criar plantas e peixes n mesmo espaço. É a união dos dois processos, ou seja, produção de organismos aquáticos, como peixes e camarões, integrados com a produção de vegetais, como legumes e verduras, sem o uso do solo.
Na Associação Amor é a Resposta, as mulheres estão plantando alface, por ser mais fácil e rápido de cultivar e colher, e tilápia. A BPW Prudente explicou que o peixe demora um pouco mais – cerca de 7 a 8 meses, já a alface em 15 dias, 20 dias já pode colher.
De acordo com a BPW Prudente, o princípio básico da aquaponia é o reaproveitamento dos dejetos dos peixes e restos de alimentos que são transformados novamente em nutrientes, por bactérias, permitindo que esses nutrientes sejam utilizados para o crescimento dos vegetais hidropônicos, e que, após os processos biológicos, físicos e químicos embutidos no sistema, a água possa ser reutilizada para o cultivo dos peixes.
Incentivar a cultura da sustentabilidade é o objetivo da associação, e o sistema de aquaponia é sustentável, pois, além de reaproveitar os nutrientes que seriam desperdiçados e lançados no ambiente, o consumo de água na produção dos peixes pode ser reduzido em até 90% a 95%, em relação aos outros sistemas convencionais.
A BPW Prudente ressalta que a aquaponia promove o reaproveitamento integral do efluente, evitando, assim, a descarga de resíduos no meio ambiente, preconiza a não utilização de defensivos químicos e a redução na utilização de fertilizantes químicos, aumentando a segurança alimentar dos produtos comercializados.
Projeto na Confam
O projeto de aquaponia da BPW Prudente, será apresentado na 36ª Conferência das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (CONFAM-BPW Brasil). O evento, destinado a mulheres empreendedoras e de negócios, acontecerá entre os dias 19 e 22 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador –BA.
Serão quatro dias de conhecimento, intercâmbio cultural, apresentações de delegações e workshops, proporcionando uma experiência que contribuirá para a ampliação da rede de negócios das associadas. E a BPW Prudente irá apresentar o projeto e deixar à disposição para que possa se transformar em um projeto nacional, e caso se torne um projeto nacional, ele irá para outras 23 associações da BPW.
Sobre a BPW Presidente Prudente
A BPW Presidente Prudente foi criada em 8 de março de 1985. Entidade que viria a ser um símbolo de empoderamento feminino e crescimento profissional em Presidente Prudente.
Fundada por um grupo de mulheres determinadas, a BPW - Associação de Mulheres Profissionais e Negócios de Presidente Prudente tem sido uma fonte de inspiração e apoio para empreendedoras na região.
A BPW Prudente começou em um período em que as mulheres empresárias enfrentavam inúmeros desafios no mercado de trabalho. Desprovidas de preparo e suporte adequados, elas se viram obrigadas a assumir todas as tarefas de suas empresas, muitas vezes sem o reconhecimento merecido. Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de uma associação que oferecesse suporte mútuo e acesso a recursos essenciais para o crescimento profissional.
Hoje a BPW Presidente Prudente tem 84 associadas e 42 aguardando para serem empossadas em 4 de novembro.
A BPW PP tem como finalidade principal congregar e orientar mulheres na busca do seu desenvolvimento profissional e de liderança em todos os níveis e em qualquer esfera da comunidade. Fomentar negócios entre as associadas e estimular jovens profissionais e empreendedoras no desenvolvimento pessoal e profissional, por intermédio de conquistas de direitos, capacitação, mentoring, networking e programas e projetos de empoderamento, em qualquer esfera da comunidade, mantendo perfeita consonância com os interesses do poder público e integração harmoniosa com a iniciativa privada, e com as demais Associações e Organizações não Governamentais, locais, nacionais ou internacionais.
Fotos arquivo BPW Prudente
Foto 1 e Foto 2: Mulheres da Associação Amor é a Resposta plantando as mudas de alface – e os peixes (tilápia)