Projeto de acuidade visual é retomado hoje

PRUDENTE - Da Redação

Data 15/08/2017
Horário 12:32

Os envolvidos na realização de um dos maiores projetos de saúde visual escolar anunciam sua retomada hoje, às 14h, na Escola Estadual Antônio Fioravante de Menezes, na Vila Marina, zona leste de Presidente Prudente. Nas escolas são feitos os testes de acuidade visual por acadêmicos do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Os serviços são prestados para estudantes do 6º ano do ensino fundamental.

São 26 instituições de ensino atendidas atualmente, após a inauguração em janeiro deste ano da Escola Pastor Carlos Padilha Siqueira, no Jardim Santa Mônica, na zona leste.  Os alunos que apresentam algum sinal de deficiência são encaminhados para exames clínicos no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Os que precisarem usar óculos podem receber em doação do Lions Clube Centenário.

Iniciado em 2010, o projeto fechará 2017 com mais de 20 mil atendimentos, 5 mil exames e cerca de 1,4 mil alunos usando óculos. Em cada semestre são atendidas 13 escolas. Além da Fioravante, ainda nesta semana haverá mais dois atendimentos: amanhã, na Escola Estadual Professora Fátima Falcon, no Jardim Jequitibás; e, na sexta-feira, na Escola Estadual Professor Oracy Matricardi, no Ana Jacinta, ambas às 8h.

A iniciativa do Lions tem parceria com a santa casa e a Unoeste, contemplando alunos ingressantes do segundo ciclo, em escolas estaduais. Os mesmos que ao ingressarem no primeiro ciclo (1º ano) foram atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A solução do problema de visão resulta em melhor qualidade do aprendizado, pois o aluno passa a enxergar com clareza o que está na lousa, o que escreve no caderno e conteúdo de livros, revistas, jornais, vídeos e outras mídias de apoio didático.

Com AI da Unoeste

Publicidade

Veja também