Projeto Circulação chega a Pirapozinho e Itororó

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 10/11/2015
Horário 06:39
 

Hoje e amanhã, o Grupo Rosa dos Ventos de Presidente Prudente apresenta na região "Saltimbembe Mambembancos", um espetáculo de circo e teatro para toda a família. A encenação é gratuita e ocorre às 20h, no Centro Comunitário do distrito de Itororó do Paranapanema e na Praça Manoel Marques Silva, no centro de Pirapozinho, respectivamente.

Essas apresentações fazem parte do Projeto Circulação Saltimbembe Mambembancos, que iniciou em agosto e ocorre em espaços abertos de 16 cidades paulistas, com apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio da Cocal Energia Responsável.

Jornal O Imparcial Espetáculo "Saltimbembe Mambembancos" tem reunido em média 500 pessoas por apresentação

Com esta ação, o "Saltimbembe" já foi mostrado em Presidente Prudente, Quatá, Iepê, Tarabai, Narandiba, João Ramalho, Rancharia, Anhumas, São Paulo, Suzano, Osasco, Paraguaçu, Taciba, Nantes e Cândido Mota. Em Pirapozinho, conforme a trupe, serão realizadas as últimas apresentações, que deveriam ter ocorrido em outubro, mas devido às chuvas, foram adiadas.

Para o Rosa dos Ventos, "projetos dessa natureza são oportunidade de chegarmos em locais que ainda não estivemos e de voltar a alguns municípios que não nos apresentamos há um bom tempo, uma vez que, atualmente, o grupo tem circulado por cidades mais distantes, normalmente em grandes centros e lugares onde a fruição do bem cultural acontece de forma mais intensa".

A expectativa é de que o projeto alcance mais de 9 mil pessoas. Até o momento, as apresentações, em sua grande maioria, têm tido um público médio de cerca de 500.
O espetáculo

"Saltimbembe Mambembancos" é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas. "É um espetáculo de circo com um humor rasgado, livre, popular e intenso para todos os públicos. Desde 2005 até hoje, foram mais de 500 apresentações deste trabalho por centenas de cidades de 16 Estados do Brasil", contam os integrantes.

Foi levado também para fora do país em um festival em Córdoba na Argentina em 2012 e teve a oportunidade de participar dos mais importantes festivais do Brasil em Lino Rojas e Circuito Sesc de Artes - São Paulo; Inverno Cultural (MG); Festival de Inverno de Garanhuns (PE); Festival de Curitiba (PR); Festival Palhaçada em Goiânia (GO); Festival Matias de Teatro de Rua em Rio Branco (AC), Amazônia Em Cena em Porto Velho (RO); Festival Palco Giratório em Porto Alegre (RS); e Floripa Teatro (SC), entre muito outras centenas de eventos.

De acordo com o Rosa dos Ventos, "Saltimbembe" é um trabalho que cria um ambiente de descontração muito dinâmico. O espetáculo começa muito antes da hora anunciada, uma vez que o aquecimento e a maquiagem dos palhaços são feitos ao vivo, em cena no local da apresentação, uma hora antes do início do trabalho.

Enquanto os palhaços aquecem para os números acrobáticos e fazem sua maquiagem, o público vem chegando e já encontra o diálogo aberto. "Esse é o momento que os palhaços conhecem as histórias, os personagens, os assuntos do cotidiano de cada lugar. Isso da vida à apresentação e constrói um ambiente inteiramente caseiro para os artistas e para o público".


A trupe


O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua. Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente no país. Fundado em 1999, por alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o grupo nasce de um projeto de extensão universitária, onde teatro, folclore e circo eram cenicamente representados por palhaços. Os trabalhos buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.

 

saiba mais

FICHA TÉCNICA

Elenco: Fernando Ávila (Dez pras Sete), Gabriel Mungo (Beterraba), Luiz Paulo Valente (Tiuria), Robson Toma (Nicochina) e Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti)

Texto: Grupo Rosa dos Ventos

Direção: Grupo Rosa dos Ventos

Música original e sonoplastia: Robson Toma

Estreia: maio de 2005

Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos

Duração: 60 minutos

 

serviço

PROGRAMAÇÃO

 

Pirapozinho

Dia 10 de novembro - às 20h

Local: Centro Comunitário de Itororó do Paranapanema
Dia 11 de novembro - às 20h

Local: Praça Manuel Marque da Silva
Publicidade

Veja também