Com mais de 40 celebrações já definidas, a programação do Ano Jubilar de 2025, da Diocese de Presidente Prudente, foi divulgada nesta sexta-feira, em coletiva à imprensa, na Cúria Diocesana. “É momento oportuno para que preparemos nossos corações, como peregrinos de esperança, a fim de celebrarmos o grande jubileu que se aproxima: 2025 anos da encarnação e nascimento de nosso senhor Jesus Cristo”, anunciou o bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves. Ainda no próximo ano, serão celebrados outros dois jubileus: 65 anos de criação, instalação e posse de seu primeiro bispo diocesano, Dom José Aquino Pereira, e o centenário de criação das duas primeiras paróquias da diocese: Matriz/Catedral São Sebastião e Matriz Santo Anastácio.
Acompanhado do cura da Catedral São Sebastião, monsenhor José Antônio de Lima; do ecônomo da diocese, padre Jerônimo Gasques; e do coordenador de pastoral, padre Éverton Aparecido da Silva, o bispo diocesano revelou que a solenidade de abertura se dará no dia 29 de dezembro, com a Festa da Sagrada Família de Nazaré, que será iniciada às 8h, em frente ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes. “Dali, sairemos em peregrinação até a Igreja Catedral São Sebastião, onde presidirei, com todo o presbitério e fiéis representantes das paróquias de nossa amada diocese, a Missa Solene de abertura do Ano Jubilar”, explica dom Benedito.
De acordo com o padre Éverton, a Cruz do Jubileu ficará exposta, para a veneração dos fiéis, durante todo o Ano Jubilar, cujo tema da celebração do nascimento de Jesus Cristo foi proclamado pelo papa Francisco como “Jubileu de Esperança”, ao lado do altar da Catedral São Sebastião.
Peregrinação ao Santuário Nacional
Dentre as atividades previstas para o Ano Jubiliar, está também uma peregrinação diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que iniciará dia 28 de novembro de 2025, com santa missa presidida por dom Benedito, no dia seguinte, às 9h, no altar central da Basílica Nacional de Aparecida.
“O jubileu é um período especial de celebração e reflexão na vida da Igreja, marcado por sinais significativos que guiam os fiéis em uma jornada espiritual profunda. Cada sinal, como a peregrinação, a porta santa, a reconciliação, a oração, a liturgia, a profissão de fé e a indulgência, desempenha um papel crucial na experiência jubilar, oferecendo aos fiéis a oportunidade de renovação e transformação espiritual”, esclarece o bispo diocesano.
Foto: Mellina Dominato
Bispo diocesano revelou que solenidade de abertura se dará no dia 29 de dezembro desta ano
Celebração jubilar por região pastoral
O bispo diocesano estabeleceu a Catedral São Sebastião, os santuários diocesanos de Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em Prudente e Santo Expedito, bem como as paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida (Pirapozinho), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Teodoro Sampaio) e Paróquia Jubilar Centenária de Santo Anastácio, como lugares santos de peregrinação para este “Jubileu de Esperança”.
Sendo assim, as regiões pastorais contarão com as celebrações especiais ao Ano Jubilar nas seguintes datas:
Programação completa: