Em Presidente Prudente, as pessoas que pretendem deixar o cigarro e precisam de ajuda podem recorrer ao Programa de Intervenção e Tratamento para População Tabagista, gratuitamente. O projeto, iniciado neste ano, é desenvolvido pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde e do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
"Você não vai me dominar mais!", disse Paulina Galindo da Silva, 58 anos, ao apagar o último cigarro, em 31 de março. Ela está participando do programa da Unoeste junto com o irmão Paulo José Galindo, 53 anos, e conta que fumava desde os 14 anos. Já havia tentado sem sucesso parar com o vício, mas agora está conseguindo e nota os benefícios. "Estou tranquila, dormindo e comendo melhor", comenta.
Reuniões favorecem o combate efetivo às dependências química, comportamental e psicológica
O trabalho para a superação do vício é realizado em grupo, com direção e apoio de uma equipe de profissionais e estudantes da área de saúde da instituição. De acordo com a coordenadora do programa, professora e fisioterapeuta Ana Paula Coelho Figueira Freire, as reuniões são semanais e favorecem o combate efetivo às dependências química, comportamental e psicológica, em três etapas: a primeira de preparo e educação em saúde; a segunda de intervenção, que auxilia os pacientes a vencerem as dificuldades que vêm com a abstinência; e a última é de manutenção, em que há acompanhamento até completarem um ano sem fumar.
Por todo esse envolvimento, os ganhos à população e ao aprendizado universitário são mais do que notórios! "O conhecimento que adquirimos é extracurricular, algo a mais, para quem sabe um dia trabalhar nessa área. E lidar com tabagismo é muito importante para mim pelo fato de meu avô ter tido câncer de pulmão e o motivo era o cigarro", expõe Jorge Luis Castro Demori, 22 anos, estudante do 5º termo de Fisioterapia e coordenador acadêmico do programa.
O projeto é dirigido pelo curso de Fisioterapia, mas é composto por estudantes e profissionais da Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e da residência médica do HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo).
Serviço
O Programa de Intervenção e Tratamento para População Tabagista tem fluxo contínuo. Os interessados podem procurar a Clínica de Fisioterapia da Unoeste para mais informações, pessoalmente, ou pelo telefone: 3229-1086.