Programa de empoderamento às mulheres com deficiência chega a mais 4 cidades da região

Caiabu, Martinópolis, Rancharia e Taciba agora contam com iniciativa que capacita profissionais da DDM para atendimento a esse público

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/06/2021
Horário 15:30
Foto: Freepik
Programa traz olhar necessário para mulheres com deficiência do Estado
Programa traz olhar necessário para mulheres com deficiência do Estado

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou o lançamento regional do programa "TODAS in-Rede" nos municípios de CaiabuMartinópolis, Rancharia e Taciba. A ação faz parte do programa estadual Pontal 2030. As prefeituras dos municípios e a pasta firmaram parceria e assinatura de protocolo de intenções durante live transmitida nas redes sociais da secretaria.

Ao aderir ao programa, os municípios recebem vagas para capacitação de profissionais da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Piracicaba para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o curso de EaD (ensino à distância) de Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de divulgar as campanhas educativas do "TODAS in-Rede".

A secretária Célia Leão destacou o modelo inédito de lançamento simultâneo. "É uma alegria estar nessa região do Estado com os prefeitos e, pela primeira vez, nesse formato, elencando cidades da região do Pontal 2030 para fazer esse recorte e lançar esse programa em prol das mulheres com deficiência".

Ela também ressaltou a importância do programa. "Temos que ter em mente que, para as mulheres com deficiência, devemos ter um olhar diferenciado, mais empático, direto. Como quer e orienta o governo, o programa 'TODAS in-Rede' nos traz esse olhar necessário para as mulheres com deficiência do nosso Estado".

A transmissão do evento online acessível, com intérprete de Libras e legendas, contou com um alcance de 1,3 mil pessoas, além da presença dos prefeitos e da coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Jamila Ferrari.

Jamila destacou a necessidade de ações de prevenção à violência específicas para o público feminino com deficiência. "Ações como essas são necessárias para que a sociedade seja mais justa, solidária e sem violência".

TODAS in-Rede

O programa "TODAS in-Rede", da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação; trabalho, renda e autonomia financeira; exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência; e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br), no Estado de São Paulo há mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado foram registrados mais de 3 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site todasinrede.sp.gov.br. Já para assistir a transmissão, acesse facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos.

Publicidade

Veja também