Nesta segunda-feira, o escritório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Presidente Prudente foi palco do lançamento oficial do projeto “Semear é cuidar”, uma iniciativa desenvolvida pela Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), em parceria com o programa PPSC (Promovendo Saúde no Campo) e a ONG (organização não governamental) Orienta Vida e Pense Rosa. O projeto visa levar cuidados e ações de saúde para mulheres que atuam na zona rural, promovendo exames essenciais como mamografias e ultrassons, além de oferecer apoio à saúde preventiva.
Com o apoio do Sindicato Rural de Presidente Prudente, o projeto selecionará inicialmente 50 mulheres da zona rural para participar. “Iniciamos com 50 mulheres, mas esperamos expandir esse número em breve. Hoje, a mulher é uma força incontestável no setor agropecuário”, enfatizou Carlos Roberto Biancardi, presidente do Sindicato Rural.
As mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais relevante no empreendedorismo. Em Presidente Prudente, são mais de 10 mil micro e pequenas empreendedoras ativas. Pensando na força da mulher para a economia, o Sebrae-SP realiza o programa "Sebrae Delas" e apoia o "Semear é cuidar". "O Sebrae-SP reconhece a força feminina, por meio do 'Sebrae Delas', buscando oferecer ferramentas para que elas possam crescer ainda mais como líderes em seus negócios e em suas comunidades", afirmou José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae-SP.
O “Semear é cuidar” se compromete a oferecer exames de saúde gratuitos, incluindo mamografias e, em casos necessários, biópsias realizadas em parceria com a rede privada. Além disso, o programa também cobre transporte e alimentação das participantes. “Em todo o Estado de São Paulo, já foram atendidas mais de quatro mil mulheres desde o início do programa, que foi em abril de 2023. Isso só é possível graças às parcerias que firmamos”, disse Juliana Farah, vice-presidente da Semeadoras do Agro, da Faesp.
O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB), também participou da cerimônia de lançamento, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde das mulheres e colocando os serviços públicos à disposição do projeto. "Este programa é uma grande oportunidade para cuidar da saúde das mulheres que fazem tanto pelo nosso campo. Em Presidente Prudente, temos a melhor atenção básica de saúde do país e o compromisso de continuar oferecendo suporte necessário para as mulheres que precisarem de qualquer tratamento", pontuou o prefeito.