Profissionais discutem melhorias à UPJ em Prudente

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/11/2019
Horário 06:34
Boom Conteúdo/Cedida - Atividade contou com a participação de juízes e servidores na sede da OAB de Prudente
Boom Conteúdo/Cedida - Atividade contou com a participação de juízes e servidores na sede da OAB de Prudente

As UPJs (Unidades de Processamento Judicial) já são realidade em vários municípios paulistas. No Fórum Estadual de Presidente Prudente foi implantada em 2017, da 1ª à 5ª Varas Cíveis. Para discutir os pontos positivos e negativos nestes dois anos da unidade em solo prudentino, profissionais da advocacia e membros do Judiciário, entre juízes e demais servidores, se reuniram ontem, na sede da 29ª Subseção das OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Prudente, para um bate-papo. A proposta, conforme explica o presidente da OAB de Prudente, Wesley Cotini, foi verificar o que pode ser ajustado no andamento processual.

Dentre as questões discutidas entre os servidores que atuam diretamente nos ofícios, uma delas foi esclarecer todas as dúvidas e também ouvir os profissionais da advocacia. “Existem questões simples que podem ser resolvidas conversando, até para que possamos conhecer como funciona o sistema do outro lado. A ideia é verificar o que juntos podemos melhorar”, explica o presidente da OAB de Prudente.

POSSÍVEIS AJUSTES NO

ANDAMENTO PROCESSUAL

No bate-papo, segundo Wesley, foi possível identificar os pontos positivos e negativos da UPJ. Neste quesito, ressalta que a OAB Prudente tem recebido reclamações de advogados em relação à “lentidão em uma Vara”, por exemplo, entre outras situações. “É importante que os magistrados mostrem também onde estamos errando no peticionamento, por exemplo. Então, o juiz promoveu um relatório recolhendo as nossas reinvindicações para tentar, em conjunto, melhorar o que sugerimos. Além das nossas falhas, a título de sugestão, para que possamos evitar e, consequentemente, ajudar na melhoria do andamento processual”.

Participaram do bate-papo os juízes Paulo Gimenes Alonso, Leonardo Mazzilli Marcondes, Sérgio Elorza Barbosa de Moraes e Silas Silva Santosa, além dos assessores das Varas Cíveis; escrivães; e gestores de movimentação digital, de atendimento, de processos físicos e de cumprimento digital.

Com Assessoria de Imprensa

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