As atividades desenvolvidas com o jornal durante o segundo semestre de 2017 no 2º ano A (professora Tatiane) da Escola Municipal Antonio Zacarias Rotariano, foram as rodas de jornal em que um grupo de quatro alunos escolhem uma manchete, notícia, quadrinhos ou fotos que mais lhe chamaram a atenção. O jornal também foi utilizado para leitura em sala de aula, com a realização de leitura em voz alta de algum assunto de grande repercussão na cidade. Uma outra atividade desenvolvida foi a pesquisa nos exemplares, em que a dupla das previsões do tempo, manchete que lhe chamou a atenção, informação policial, nota de falecimento e classificados.
Atividades
Estas atividades tinham por objetivo conhecer mais o jornal e as partes que o compõem. As atividades realizadas foram bem produtivas, pois foi possível observar o grande interesse dos alunos o que contribuiu para o processo de alfabetização, desenvolvimento da fluência leitora e conhecimento de diversos gêneros textuais presentes no jornal.
Leitura compartilhada
O 3º ano A de 2017 da professora Maria Izabel, fez leitura compartilhada de notícias. Foi escolhido previamente um texto que estimulasse a curiosidade dos alunos. Antes da leitura compartilhada foi levantado um questionamento a respeito do objeto de observação, que neste caso foi o “figo”: conhecem a fruta? Já provaram? Como é sua aparência? Qual seu aroma? Qual seu sabor?
Observação
Após foi apresentado o jornal, e as crianças puderam observar no impresso a fruta. Logo após, cada criança recebeu uma cópia da reportagem em mãos e iniciamos a leitura compartilhada. O clímax da leitura se deu quando descobriram que o figo não se tratava de um fruto, mas de uma flor. Retomamos a leitura fazendo novos questionamentos, agora sobre o título, autor da matéria etc... Ao final foi possível observar que os alunos entenderam que a leitura do jornal é uma rica fonte de informação e comunicação.
Debate
Durante a realização do Projeto Socioeducativo O Imparcial na Escola, no 3º ano B (professora Patrícia) foram propiciadas situações na qual os alunos faziam um paralelo entre a notícia e o cotidiano, através da leitura semanal (leitura de leite). Foram abordados vários temas como política, esportes, benfeitorias na cidade, receitas, enfim assuntos do dia-a-dia.Ocorreram debates (professor/aluno/aluno) que contribuíram para o conhecimento dos alunos.