Professora conclui formação em musica contemporânea no Cité de la Musique de Paris e na Universidade de Lisboa

SINOMAR CALMONA

Professora Dra. Kelly Nogueira Marques, no Cité de la Music, em Paris, maior centro de estudos e pesquisa em música da Europa

COLUNA - Sinomar

Data 16/06/2024
Horário 05:15

A professora Dra Kelly Nogueira Marques participou durante o mês de maio de um curso de música contemporânea no Cité de la Musique (maior centro de estudo e pesquisa em música da Europa), em Paris, e na Universidade Nova de Lisboa. Graduada em Produção Fonográfica pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Kelly é Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal e Doutora em Ciência Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal.  

Como foi a experiência na Cité de la Musique - Philharmonie de Paris?
A formação me proporcionou resultados significativos e impactantes. Ao longo do curso, fui exposta a uma variedade de experiências enriquecedoras, desde imersões culturais até treinamentos práticos em minha área de atuação. 

Quais foram os principais aprendizados e atividades que você destacaria desse curso?
A vivência em um contexto multicultural promoveu o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação. A interação com colegas e especialistas de diferentes origens e culturas estimulou a adaptação, a flexibilidade e a capacidade de trabalhar em equipe em ambientes diversificados. 

E a experiência de estudar na Universidade Nova de Lisboa?
Ao mergulhar em novas culturas e realidades, expandiu minha visão de mundo, desenvolveu uma mentalidade global e adquiriu uma maior compreensão da interconectividade entre os desafios locais e globais.

Quais foram as abordagens e técnicas específicas em música contemporânea que você aprendeu lá?
Abordagens tecnológicas vigentes no qual elencam a música contemporânea a um nível potencialmente diferenciado. Os recursos, as potencialidades e a capacidade técnica de exploração sonora foram os principais pontos apreendidos.

Quais são as principais diferenças entre os cursos na Cité de la Musique e na Universidade Nova de Lisboa?
Na Cité de la Musique abrange uma abordagem prática e tecnológica, moderna e atual. Já na Universidade Nova de Lisboa compreende a literatura da Música Contemporânea, ou seja, envolve mais a questão teórica.

Como esses cursos se complementam na sua formação como musicista e professora?
Se complementam de maneira significativa, tendo em consideração que enquanto um aborda a teoria o outro apresenta a realização na prática, bem como as potencialidades e recursos presentes na atualidade. 

Como você pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nesses cursos na sua prática docente e artística?
Com toda certeza estar atualizado é primordial. Portanto, todo o conhecimento e experiência adquiridos nestes cursos serão partilhados com os meus alunos nas atividades práticas e teóricas, no mais será muito útil para as minhas práticas artísticas, uma vez que a tecnologia associada à música tem gerado significativos resultados na música contemporânea.

Quais são os planos futuros para integrar esses aprendizados em suas aulas e projetos musicais?
A integração de conhecimentos tecnológicos na educação musical e em projetos musicais é uma tendência crescente e emocionante. Aqui estão algumas ideias para incorporar tecnologia musical:
1. Software de Produção Musical: Introduzir os alunos a softwares de produção musical como Ableton Live, Logic Pro, Pro Tools ou GarageBand. Eles podem aprender a criar músicas digitais, mixar faixas e experimentar com diferentes efeitos sonoros.
2. Instrumentos Virtuais: Explorar instrumentos musicais virtuais, como teclados MIDI, controladores de pads e sintetizadores virtuais. Isso permite que os alunos experimentem com sons e timbres de uma ampla variedade de instrumentos.
3.Programação de Áudio: Ensinar conceitos básicos de programação de áudio usando linguagens como Max/MSP, Pure Data ou SuperCollider. Isso pode ser usado para criar instrumentos musicais personalizados, efeitos de áudio únicos e experiências sonoras interativas.
Ao integrar esses conhecimentos tecnológicos nas aulas e projetos musicais, os alunos podem expandir sua criatividade, experimentar novas formas de expressão musical e desenvolver habilidades relevantes para a indústria musical moderna.

“A MÚSICA CONTEMPORANEA DESEMPENHA PAPEL VITAL NA EXPRESSÃO CULTURAL E NA REFLEXÃO SOBRE A SOCIEDADE”

Na sua opinião, qual é a importância da música contemporânea no cenário musical atual?
A música contemporânea desempenha um papel fundamental no cenário musical atual por várias razões: expressão da cultura e identidade, inovação e experimentação, diversidade e inclusão, relevância cultural e social, atratividade para novos públicos. Por fim, a música contemporânea desempenha um papel vital na expressão cultural, na inovação artística e na reflexão sobre questões sociais e culturais do mundo atual.

Quais são os maiores desafios e as maiores recompensas ao trabalhar com música contemporânea?
Desafios: exploração da complexidade, aceitação do público, acesso a recursos. recompensas: exploração criativa, expressão pessoal, impacto cultural. Ou seja, embora trabalhar com música contemporânea possa apresentar desafios únicos, as recompensas de explorar novas fronteiras criativas e expressivas muitas vezes superam esses desafios.

Como esses cursos impactaram sua visão sobre a música e sua carreira como educadora musical?
Há um impacto significativo na visão sobre música e na carreira como educadora musical de várias maneiras: exposição a novas perspectivas, desenvolvimento profissional, aprendizado cultural, desafios e crescimento pessoal. Assim sendo, estes cursos podem ter um impacto transformador na visão sobre música e na carreira como educadora musical, proporcionando novas oportunidades de aprendizado, crescimento profissional e desenvolvimento pessoal.

Pode compartilhar algum momento ou experiência marcante durante sua formação nessas instituições?
Um momento marcante foi uma prática musical com interação humano x tecnologia, com utilização de pulseiras por meio de sensores que traduzem os movimentos do braço em sons de instrumentos, como guitarra elétrica, bateria e violoncelo, ou loops de gêneros como hip-hop e música eletrônica, através de um aplicativo. A conexão bluetooth permite que o recurso (pulseira) atue também como um controlador MIDI para outros aplicativos de áudio.

Que conselhos você daria para estudantes e profissionais que desejam se especializar em música contemporânea?
Para estudantes e profissionais que desejam se especializar em música contemporânea, destaco que é importante explorar diversos estilos e gêneros, estudar a História da Música Contemporânea, desenvolver suas habilidades técnicas, experimente e Arrisque, colabore com outros artistas, esteja aberto ao feedback e aprendizado contínuo.

Quais habilidades e conhecimentos são essenciais para quem quer seguir essa área?
Sobretudo é preciso ter proficiência instrumental ou vocal, conhecimento de teoria musical, habilidades de composição e arranjo, produção musical e tecnologia, conhecimento de gêneros musicais, criatividade e inovação, habilidades de performance e improvisação. Desenvolver e aprimorar essas habilidades e conhecimentos ao longo do tempo irá ajudá-lo a se destacar na área da música contemporânea e alcançar seus objetivos musicais e artísticos.

Como os interessados podem saber mais sobre suas aulas e projetos musicais?
Sou professora no curso de Licenciatura/Bacharelado em Música na Unoeste, assim podem me contatar pelo e-mail institucional ou ainda Instagram. [email protected] e @kellynmarkes.

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