Professor, mudança de postura e planejamento de carreira

OPINIÃO - Paula Carneiro

Data 02/04/2024
Horário 04:19

Caro leitor, hoje o assunto é carreira, sonhamos tanto com essa escolha e momento de iniciar a caminhada e às vezes não somos ou não estamos devidamente preparados. Planejar sua carreira implica em direcionar ações para atingir metas, percorrer muitos caminhos e mudar, sempre que necessário. 
Muito mais do que os outros profissionais o professor necessita rever suas habilidades além da busca incessante na ampliação formal de seu currículo, por isso deve fazer uma autoavaliação e autopercepção constantes para trabalhar a contento não só as habilidades socioemocionais, que regulam a autoconsciência e incluem a capacidade de reconhecer e compreender emoções, mas também a autorregulação que inclui a tolerância à frustração e a regulação emocional, pois as habilidades do professor de reconhecer, nomear e regular as emoções são fatores primordiais para as interações professor-criança.
Aprender a aprender é uma habilidade importante para todas as pessoas, porque é a capacidade de descobrir quais movimentos são necessários para que as transformações desejadas aconteçam. Ao propor nas recomendações para a Educação do século XXI, Delors (2012) enaltece que a educação permanente ao longo da vida é a chave para o século XXI, e reforça que isso requer uma sociedade educativa, na qual haja abertura e oportunidades de aprendizagem para todos em todos os lugares e em cada etapa da vida.
Num momento de reflexão técnica aliado de uma formação teórica formativa o docente deve passar por um autoquestionamento de suas habilidades, deficiências, necessidades, grande competitividade, autoestima e deve fazer uma série de perguntas, tais como:

- Quais são as minhas principais inclinações?
- O que realmente sei fazer e gosto de fazer?
- Que tipo de trabalho me apaixona?
- A que devo dedicar-me para me realizar plenamente no trabalho?
- Como estou indo em meus afazeres e como os outros me veem?
- Quais são as minhas chances de carreira?
- Como estou me relacionando com as pessoas?
- O que pretendo para mim nos próximos cinco anos? (nível pessoal e profissional)
    
As estratégias a serem adotadas devem ser: 
- Frequentar cursos de formação;
- Buscar orientação de um mentor profissional;
 -Montar um sistema autodidata.

Mesmo assim, a maior regra de todo o planejamento de sua carreira deve ser: ame o que você faz e se o que você faz não desperta este sentimento, você não será bom o suficiente para competir com aqueles que trabalham desta forma. Por sua vez, o desempenho do docente é elemento estratégico para a qualidade dos resultados do processo de educação oferecidos aos alunos, sobretudo se considerarmos a emergência do novo modelo de educação proposto pela atual legislação, que demanda um conjunto de mudanças tanto no âmbito dos currículos quanto na atuação dos docentes. Vasconcellos (1995) comenta que o importante é a “mudança da postura”, do professor, de mudar sua mentalidade “A postura do professor seria a explicitação concreta desta concepção, da sua posição frente ao mundo. Compreende, portanto, componentes cognitivos, afetivos e comportamentais.”.
Para o autor essa mudança é um processo gradativo que só depois o docente mudará seus métodos e práticas, a exemplo disso Vasconcellos usa uma fábula de Esopo “A Gata e Afrodite” e conta uma gata se apaixonou por um fino rapaz pediu a Afrodite para transformá-la em mulher. Comovida por tal paixão, a deusa transformou-a numa bela jovem. O rapaz apaixonou-se por ela e a desposou. Assim, para ver se a gata havia se transformado completamente em mulher, Afrodite colocou um camundongo no quarto nupcial. Esquecendo onde estava a bela criatura foi logo saltando do leito e pôs-se a correr atrás do ratinho para come-lo. Indignada, a deusa fê-la voltar ao que era. “O perverso pode mudar de aparência, mas não de hábitos”. Pense, repense, mude e crie bons hábitos, pois esses são as chaves do sucesso.

 

 

Publicidade

Veja também