O romance “Bezoar” já está disponível ao público leitor. O livro é o terceiro do escritor e professor de língua portuguesa e literatura, Marks William. Na sexta-feira, ele falou à reportagem de O Imparcial sobre um pouco mais a respeito de sua obra.
Ele indica que “Bezoar” não teve um lançamento tão pomposo, quanto o livro “Sexto Dedo”. A mais recente obra foi lançada de forma on-line, já que, segundo ele, o foco era o Kindle, plataforma de leitura de livros digitais:
“‘Bezoar, os estigmas dos santos’ é o meu terceiro livro. O primeiro, publicado em 2014, está em processo de revisão e deve ser relançado ainda este ano. Já ‘O Sexto Dedo, os medos da minha infância’ foi a obra que mais recebeu retornos positivos, consolidando meu estilo e aprofundando minha conexão com os leitores”, inicia o escritor.
Questionado sobre como surgiu a ideia de escrever “Bezoar”, Marks relatou que a inspiração veio das inúmeras crenças, lendas e tradições que permeiam o povo brasileiro. “Queria dar voz às histórias que vivenciei e ouvi na infância, quando os mais velhos compartilhavam relatos que oscilavam entre fábulas fantásticas e tragédias reais. Eram narrativas que, embora parecessem improváveis, se enraizaram no imaginário popular e se transformaram em contos transmitidos oralmente por gerações”, conta o autor.
Segundo Marks, o cenário de “Bezoar” é ambientado em Milagrosa do Vale, um pequeno e isolado lugarejo na região de Rio de Contas (BA), que é um dos principais pontos turísticos do interior baiano e integra o polo de turismo ecológico da Chapada Diamantina. “O romance narra o nascimento de um menino estigmatizado, cuja presença desperta o imaginário coletivo e o faz ser rapidamente venerado como santo. A cada milagre e sinal divino que emana dele, a cidade é envolta em mistério e reverência”, inicia o professor escritor.
“No centro desse turbilhão místico, está uma família, cujo destino é irrevogavelmente alterado pelos acontecimentos sobrenaturais. A obra explora de maneira intensa e poética os temas da fé, do sobrenatural e do cotidiano, entrelaçando-os em uma trama que reflete o poder da crença e os desígnios invisíveis que regem a vida no lugarejo”, indica Marks.
O autor da obra relata que as leitoras e leitores encontrarão ‘uma história carregada de mistério, religiosidade e realismo mágico”. “Em ‘Bezoar’, busquei explorar o imaginário popular e os conflitos que emergem quando o sobrenatural se mistura com o cotidiano. É uma narrativa que provoca reflexões sobre o fanatismo, a força das tradições e, também, uma trama que oferece um mergulho na cultura e nas lendas brasileiras, revelando um Brasil profundo, longe das grandes cidades, onde o real e o fantástico coexistem”, finaliza Marks William.
SERVIÇO
O livro “Bezoar” está disponível em: Amazon, Uiclap e Clube dos Autores (tanto de forma física quanto on-line).