“Meu pai sempre foi muito preocupado com as pessoas, fazia muita caridade, mas sem aparecer. Ajudava mensalmente com mantimentos uma instituição de longa permanência para idosos da cidade, e muitas outras instituições que recolhiam doações em casa. E nunca quis e nem aceitou nenhuma homenagem ou reconhecimento por isto, pois dizia que não se devia mostrar quando se ajudasse a alguém”.
Esta é uma das frases de Vitória Maria Nabas, sobre o seu pai, o professor João Pedro Nabas Filho, que faleceu nesta quinta-feira (18), aos 81 anos, após sequelas da Covid-19. Seu velório está marcado para iniciar às 19h, na Funerária Interplan, em Presidente Prudente, momento em que familiares, amigos, ex-alunos poderão fazer suas últimas homenagens até o sepultamento às 13h, no Cemitério Municipal São João Batista.
O professor deixa, além da filha Vitória Maria, a esposa Maria Vitória Arantes Braga Barberis Nabas, 80 anos, e o filho João Marcelo.
Segundo a filha, que mora em Londres, na Inglaterra, há 22 anos, antes de terem Covid, seus pais eram normais e ativos. Contudo, no pós-Covid tudo mudou muito e ambos ficaram totalmente dependentes. Tanto que o filho João Marcelo precisou vir para cuidar dos dois.
“Minha mãe está bem debilitada, mas ainda está bem. Ele, por já ser asmático, perdeu muito da capacidade de respiração. Foi internado, começou a ter problemas respiratórios cada vez piores, entre outras complicações, até ser intubado e ir para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva], na Santa Casa. Foi muito difícil vê-lo no hospital todo intubado. Agora ele descansou!”, expõe a filha.
A filha Vitoria Maria exalta com alegria e orgulho que seu pai foi professor por mais de 30 anos, tanto em escolas estaduais quanto privadas, em Presidente Prudente e região. Ela conta que o pai ministrava aulas de matemática e desenho, matérias normalmente chatas, mas que ele gostava tanto que fazia com que fossem extremamente agradáveis.
“Meu irmão e eu fomos alunos do meu pai. E foi uma experiência maravilhosa! Eu amo matemática, matéria normalmente odiada por todos, e sei que esse gosto foi graças a ele!”, exalta a filha Vitória Maria.
Foto: Arquivo Pessoal
Professor João Nabas e a esposa Maria Vitória Nabas