Proerd realiza formatura de alunos de Anhumas

Programa atendeu crianças do 5º ano do ensino fundamental, alertando sobre o perigo das drogas e orientando sobre como se comportar em situações de risco

REGIÃO - Mânia Pires

Data 05/07/2022
Horário 16:29
Foto: Olha o Click
Proerd realizou a formatura de 40 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Emef Ademar Palmiro, em Anhumas
Proerd realizou a formatura de 40 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Emef Ademar Palmiro, em Anhumas

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pelo 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em parceria com a Assessoria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira a formatura de 40 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Emef (Escola Municipal de Educação Infantil) Ademar Palmiro, em Anhumas. O programa teve a duração de três meses, totalizando 10 aulas, sendo uma por semana. A formatura reuniu em torno de 500 pessoas entre pais, alunos e a comunidade.
Conforme a supervisora de ensino municipal, Enilde Esperandio, o objetivo principal do programa é evitar que as crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas. "O programa ensina técnicas de resistência às pressões dos amigos, ajudando as crianças a encontrarem soluções, tanto para os problemas sociais quanto pessoais”, ressalta. 
De acordo com o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar do Estado de São Paulo, capitão Pedro Nicolau de Carvalho, o programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, professores, pais, alunos e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência. “O trabalho é feito com toda dedicação contra o uso de qualquer tipo de droga que as crianças possam vir a receber de pessoas, demonstrando a elas o que realmente acontece”, explica.
Para Vanira Franco, mãe do aluno Denis Tenório, o evento é muito importante dentro das unidades escolares. “Nós sabemos as dificuldades que os jovens enfrentam nos dias de hoje e o conteúdo passado ajuda muito nessa fase. Sem dúvidas daremos continuidade a este projeto em casa”, conta.
O programa visa à valorização da vida, a dizer não às drogas e à conscientização dos efeitos nocivos.

Sobre o projeto

O Proerd é um programa de educação preventiva ao consumo de substâncias químicas ilícitas, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes se tornem usuários. As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle de tensões e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao seu convívio.
É eminentemente preventivo, estratégico, e o principal intuito é educar os alunos em seu meio natural (a escola), sob instrução de policiais militares fardados e professores. Dá ênfase especial aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental – são apresentados os efeitos das drogas e ensinadas as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
Os instrutores são auxiliados pelo livro do estudante Proerd e contam com ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores dos ideais do programa às demais salas de aula. Também é incentivada a participação dos pais, que levam o aprendizado às suas famílias.

Publicidade

Veja também