Prodesp: 53 anos com protagonismo e inovação em plena expansão

OPINIÃO - André Arruda

Data 22/10/2022
Horário 05:00

É com imensa alegria que a Prodesp celebra seus 53 anos de fundação neste ano. Após mais de meio século, a empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo segue desenvolvendo inovações sem precedentes, facilitando a vida das pessoas com excelência na prestação de serviços.
Desde que aqui iniciamos esta gestão, em 2019, nossa premissa foi a modernização, sobretudo no modelo de administração pública, para tornar o Estado referência em digitalização e entrega de resultados. A Prodesp tem hoje o maior Data Center do setor público da América Latina, onde são processadas e armazenadas cerca de 80% das informações dos órgãos estaduais.
Um vasto leque de serviços e produtos é oferecido em seu portfólio, o que a posiciona como uma das maiores empresas de TI do Brasil. Com nova marca, reposicionamos a empresa no mercado: “Prodesp, sua conexão com o futuro”. Sob este novo lema, agregamos nossa ampla capacidade de desenvolvimento de novas soluções, feitas sob medida para as mais diversas e específicas necessidades. 
No âmbito estadual, são exemplares os contratos com as secretarias de Governo; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Saúde; Educação; Cultura e Economia Criativa; Segurança Pública; Desenvolvimento Social; Fazenda e Planejamento; Transportes Metropolitanos; e Desenvolvimento Econômico, além de órgãos como Procon, Jucesp, Sabesp e CDHU, entre outros. Destaques também à plataforma VaciVida, ao site Vacina Já, à operacionalização do Bolsa do Povo – o maior programa de assistência social da história de São Paulo – e ao SP Sem Papel.
A Prodesp também é responsável pela administração e expansão dos postos do Poupatempo, referência em qualidade e eficiência no atendimento à população. Atualmente, há 187 unidades em diversas regiões paulistas e, ainda em 2022, serão pelo menos 200. A integração dos serviços do Detran.SP ao Poupatempo conferiu mais agilidade ao órgão de trânsito em unidades mais modernas, com sistema balcão único e atendentes multitarefas.
Com a ativação de novos totens em parceria com as prefeituras, no modelo chamado Poupatempo Autoatendimento, aumentamos a capilaridade de atendimento ao público. Ainda neste ano, serão 900 deles em funcionamento nos 645 municípios de São Paulo. Os totens contam com leitor biométrico para agilizar pedidos de documentos como RG e CNH ou desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, entre outros.
Prioridade do Poupatempo na atual gestão, os canais online representam 85% do total de atendimentos. São quase 240 serviços eletrônicos disponíveis no site, aplicativo Poupatempo Digital, totens e o assistente virtual P, inclusive no WhatsApp.
Com trabalho, dedicação e responsabilidade, obtivemos êxito nos desafios de desburocratização interna, gerenciamento de recursos e redução de gastos para tornar a máquina pública cada vez mais enxuta e eficiente. São resultados excepcionais que ficarão como legado ao povo paulista.
 

Publicidade

Veja também