Procura por velas nos mercados aumenta até 15%
Para os cristãos, dizer que uma pessoa faleceu não significa que tudo acabou.
Por conta do feriado do Dia de Finados, lembrado no sábado, muitas pessoas encontram uma forma de homenagear e lembrar dos entes que já se foram. Uma das formas para representar essa lembrança é o ato de comparecer ao cemitério, levando arranjos de flores e acendendo velas nos túmulos de amigos e familiares.

Acender velas aos entes falecidos é tradição nos Finados
Nessa época do ano, os supermercados aumentam suas vendas desses itens, pois é uma data muito lembrada e as pessoas fazem questão de levar velas e arranjos aos cemitérios, o que faz com que os comerciantes se preparem para atender essa demanda. "Nosso estoque de velas dobra nessa época, temos uma expectativa de venda de 15% a mais do que no ano passado. Já a venda de flores é um pouco menor e só compramos por causa do Dia de Finados mesmo, mas ao final acabamos vendendo tudo", relata o gerente do Supermercado Avenida, Joelson Tonietti. No Supermercado Nagai, a expectativa de venda de velas também é grande, já que no ano passado aumentou em até 10% a saída do produto. "Nós vendemos bastante, pois um mês antes da data já realizamos a compra das velas, que é o dobro da quantidade dos dias habituais", diz o gerente Samuel da Silva Menezes.
Para os cristãos, dizer que uma pessoa faleceu não significa que tudo acabou. Eles acreditam na vida eterna e sempre procuram manter no coração uma chama acesa, que representa a eternização da pessoa que se foi. Por isso, no dia em que se homenageia os mortos, o hábito de acender velas em seus túmulos é bem tradicional para os cristãos. "Nós acreditamos na vida eterna e na ressurreição de Jesus, então, acender uma vela aos mortos, para os católicos, é uma maneira de tornar aquele ente que se foi eterno em nossas vidas. A luz acesa significa a nossa fé em Cristo, o nosso crer em uma vida nova e eternizada", explica o padre Antônio Sérgio Girotti, Tuti.
Sedepp
Segundo o responsável pelo Setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Presidente
Prudente (Sedepp), Adriano Calixto, os comerciantes que desejarem vender esses itens no Dia de Finados precisam solicitar um requerimento na Prefeitura, comparecer na Sedepp, até amanhã, e pagar as taxas de utilização. "A taxa de expediente é no valor de R$ 14,85 e a de licença de exercício do comércio eventual é R$ 39,32", informa.
Ainda segundo Calixto, 38 ambulantes já se cadastraram para vender os produtos no feriado do dia 2 de novembro, com o fim de atender os visitantes. A Sedepp não abrirá expediente na sexta-feira, véspera do feriado, em decorrência do Dia do Servidor Público, celebrado na segunda-feira. O ponto facultativo foi adiado pelo Executivo para sexta-feira.