Procura por materiais escolares já é 30% mais alta em Prudente

Com início do ano letivo previsto para fim de janeiro em algumas escolas particulares, movimentação está intensa nas lojas

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 14/01/2024
Horário 07:29
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Na Papelaria Prudentina, movimento de janeiro correspondem a cinco meses comuns do ano
Na Papelaria Prudentina, movimento de janeiro correspondem a cinco meses comuns do ano

Com o início do ano letivo previsto para o fim de janeiro em algumas escolas particulares de Presidente Prudente, a movimentação nas papelarias da cidade já pode ser considerada mais intensa a cada dia que passa. A expectativa, no entanto, é que esse aumento na busca por materiais escolares siga até o meio de fevereiro, quando serão iniciadas as aulas na rede pública. Na Papelaria Prudentina, a elevação nas buscas já é sentida desde dezembro, sendo que a alta nas vendas neste primeiro mês “corresponde a cerca de cinco meses comuns do ano”, conforme relata a supervisora do varejo, Nathália Guilhem Seguesi, 26 anos. Com itens que fogem da lista tradicional, a Aline Presentes e Papelaria Criativa também registra procura até 30% maior nesta época do ano. Já na Papelaria Imperial, a previsão é de movimentação maior a partir desta semana por conta do pagamento de janeiro, a qual deve ser intensificada no fim do mês.

“A procura já teve início desde dezembro, quando algumas escolas particulares já haviam liberado as listas. Porém, agora, em janeiro, a procura é bem mais intensa. O aumento de vendas nesse período corresponde a uns cinco meses comuns do ano, sendo que a busca em janeiro aumenta gradativamente, ainda mais pelo prazo das escolas para a entrega dos materiais e as aulas começarem”, enfatiza Nathália.

Maurício Delfim Fotografia


Nathália Guilhem Seguesi: “Busca em janeiro aumenta gradativamente”

Por sua vez, na Papelaria Imperial, uma maior movimentação é esperada especificamente para este primeiro mês do ano. “O nosso movimento ainda não está muito forte, mas deve aumentar a partir do pagamento de janeiro, e intensifica no final do mês. Estamos nos preparando para isso”, promove a loja, em nota.

Sobre possíveis reajustes nos preços, a supervisora do varejo na Papelaria Prudentina pontua que, para 2024, os itens que compõem a lista de materiais não tiveram seus valores alterados. “Os preços dos produtos foram sendo adequados com a chegada deles em nosso estoque. Sendo assim, se mantiveram do final do ano para cá”, frisa. Ainda revela que os artigos mais buscados na loja são: lápis, borracha, caneta, régua, caderno, lápis de cor, canetinhas, além de bolsas e estojos.

Papelaria criativa

Com oferta de produtos que fogem do tradicional, a loja Aline Presentes e Papelaria Criativa também tem registrado alta na movimentação neste mês de janeiro, com procura de itens escolares já sentida desde dezembro do ano passado. “Este ano estou percebendo que as pessoas estão saindo para procurar mais cedo pelos materiais. E seguimos com essa alta até fevereiro, quando ainda vendo diversos itens, como agendas, planners, entre outros”, comenta a proprietária Aline Trojillo Pereira, 39 anos. 

Foto: Cedida

Aline Trojillo Pereira: “Papelaria criativa virou item presenteável, que é vendido o ano inteiro”

Frisa que, diferentemente das papelarias convencionais, não comercializa todos os artigos que têm presença confirmada nas listas, como folhas de EVA, cartolinas, mochilas de rodinha, mas oferece os produtos da chamada papelaria criativa ou personalizada, que segue uma tendência hoje em dia para atender uma alta demanda por produtos com uma estética mais lúdica e colorida. “Hoje as crianças não querem mais aquela tradicional borracha branca, então, elas procuram uma borracha com tema de bichinho ou que tenha um apontador e uma vassourinha para limpar os resquícios. Sem contar que hoje o produto de papelaria criativa virou item presenteável, que é vendido o ano inteiro”, ressalta.

Esclarece que, entre os produtos mais vendidos na loja, estão as canetas esferográficas com led e demais enfeites, estojos com mais repartições e estampas diferenciadas, marca-texto com formatos inusitados, entre outros. “As meninas adoram rechear os estojos com coisinhas diferentes, então, elas escolhem tudo que há de mais diferenciado para levar para a escola”, acrescenta.

Fotos: Cedidas

Itens diferenciados são os preferidos dos estudantes, especialmente das meninas

Leia mais:

Para economista, pesquisa de preços é fundamental

Publicidade

Veja também