Procon registra 11 mil reclamações em Prudente

Maiores queixas se referem a serviços privados, essenciais e assuntos financeiros; número é 3,63% menor que em 2017

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 27/12/2018
Horário 06:55
Arquivo - Procon atende especificamente o público prudentino e problemas com relações de consumo
Arquivo - Procon atende especificamente o público prudentino e problemas com relações de consumo

Reclamações com cartões de crédito, serviços de telefonia, energia, água, entre outros, foram os tópicos principais dos atendimentos no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Presidente Prudente. Entre 1º de janeiro e 13 de dezembro foram 11.049 queixas. De acordo com a coordenadora substituta, Thaianne Santiago Olimpio, o registro é 3,63% (416) menor que em 2017, quando a marca era de 11.465. Ainda segundo ela, não é possível distinguir quais reclamações são referentes a serviços presenciais ou realizados em ambiente virtual.

Conforme explica a coordenadora, serviços privados, essenciais e financeiros são os maiores alvos de queixas desde o ano passado. Nesse contexto, ela frisa que o consumidor deve, primeiramente, buscar resolver o problema diretamente com o fornecedor. “Caso não consiga, poderá socorrer-se do Procon ou qualquer outro meio de resolução de conflitos”, relata. Estes que, segundo ela, podem ser desde advogados particulares até a Defensoria Pública.

Sendo assim, de acordo com Thaianne, o consumidor deve estar “sempre disposto” a realizar acordos a fim de sanar os problemas. No entanto, denota que “é importante ressaltar” que o órgão municipal só age em relações de consumo daqueles que residem em Prudente ou que adquiriram produtos e serviços no comércio local.

Outras orientações

De acordo com o site oficial da Fundação Procon São Paulo, para registrar qualquer reclamação é preciso apresentar o RG do consumidor ou do representante legal, além de uma cópia da documentação relacionada ao caso – algo que comprove a queixa. Nesses casos, o site informa que varia conforme o tipo de produto ou serviço. “A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal”, informa.

Nos casos de reclamações abertas por procuradores, o site avisa que deve ser apresentado o RG do mesmo e uma procuração simples sem obrigatoriedade de reconhecimento de firma. Ainda no site é possível acessar um link com o modelo ideal de procuração utilizado pela Fundação Procon. 

Reclamação online

Conforme o site oficial do Procon Municipal de Presidente Prudente, é possível, além do atendimento pessoal, a realização de uma denúncia online, pelo site www.consumidor.gov.br. “É um novo serviço público para a solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet. Permite a interlocução direta entre consumidores e empresas”, diz o site. Logo, expõe se tratar de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada por Procons municipais com o apoio da sociedade.

NÚMEROS

11.049

reclamações foram registradas em 2018

11.465

queixas foram catalogadas no ano passado

416

atendimentos a menos neste ano

3,63%

é o percentual de queda

SERVIÇO

O atendimento presencial pode ser realizado na sede do Procon Municipal de Presidente Prudente, localizado na Rua Júlio Tiezzi, 220 – centro. O horário de funcionamento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Publicidade

Veja também