O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Municipal de Presidente Prudente divulgou o balanço de 2021, que aponta 6.049 atendimentos efetuados. Destes, 3.281 foram formalizados por meio do atendimento on-line. Já os assuntos mais reclamados foram os relacionados às questões financeiras (crédito consignado e cobrança indevida), produtos (produto com vício, não entrega do produto e garantia) e serviços essenciais (reclamações com relação a valores de contas de água e luz).
O órgão orienta que os consumidores, em especial os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), verifiquem com frequência seus extratos bancários e até mesmo o extrato do benefício para constatação de possíveis irregularidades.
O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 749, na Vila Marcondes. Os atendimentos estão restritos a 25 pessoas, monitoradas pela distribuição de senhas, e serão feitos para os consumidores residentes de Prudente ou que adquiriram produtos ou serviços no comércio municipal.
Os cuidados com relação à prevenção da disseminação da Covid-19 estão mantidos normalmente, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e controle de entrada na sala de atendimento.
O Procon recomenda que os consumidores optem por realizar as reclamações pelo site oficial do órgão (www.proconpp.sp.gov.br), para que o atendimento presencial seja ofertado preferencialmente àqueles que não possuem acesso à internet ou que têm dificuldades no acesso dos meios digitais.