O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo disponibiliza no seu site (consumidor.procon.sp.gov.br/atendimentoconsumidor), a partir de hoje, um espaço específico para quem tiver problemas durante a Black Friday, evento de descontos e promoções que acontece nesta sexta-feira. A reclamação registrada no botão Black Friday será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até 10 dias para dar uma solução ao consumidor.
No espaço, que fica acessível na página inicial do site, é possível informar problemas específicos do evento, como site intermitente ou congestionado, maquiagem de desconto, mudança de preço ao finalizar a compra, pagamento com boleto bancário indisponível, desconto ao mudar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra, além dos casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito.
"A defesa do consumidor terá prioridade total. Tome cuidado, siga nossas dicas e denuncie. Estamos atentos e as empresas que tentarem transformar essa data promocional em uma dor de cabeça para o consumidor serão punidas exemplarmente", avisa Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.
Grandes fornecedores que participarão do evento reuniram-se com a instituição, apresentaram seus planejamentos e assumiram compromisso de transparência e reforço no atendimento. "O Procon-SP seguirá monitorando e casos de desrespeito à legislação serão multados", informa a instituição.
Nos casos em que o consumidor não tiver interesse em comprar o produto ou serviço, mas quiser fazer uma denúncia contra a empresa, ele poderá acionar as redes sociais do Procon-SP. Os perfis oficiais são: @proconsp (no Facebook e Instagram) e @proconspoficial (Twitter); e o site é o procon.sp.gov.br (procon.sp.gov.br)
É importante que, ao fazer denúncias e reclamações, o consumidor indique o endereço da loja e apresente os prints das telas demonstrando o que ocorreu de errado com a compra.
Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas e usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional.
Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o produto que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.
Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.