Com 12.030 atendimentos presenciais registrados em 2015, o Procon Municipal de Presidente Prudente supera em 55,14% os auxílios realizados em 2014, quando 7.754 reclamações foram computadas e, com isso, registra o maior número de protocolos desde o início dos levantamentos, em 2013. Percentual que, de acordo com o coordenador do órgão, Francisco Fernandes, deve ser ainda maior em 2016, devido a fatores econômicos e informativos. Em busca de amplitude para a efetividade de soluções - que variaram de 70% a 90% dos casos citados -, o Procon informa que, a partir do dia 2 de fevereiro, as reclamações poderão ser realizadas pela internet.
Entre as principais queixas que lideraram o total de reclamações em 2014, em primeiro lugar estão os serviços de telefonia móvel, somados em 1.307 registros; seguidos pelos serviços de telefonia fixa, que atingiram 879; e, por fim, os cartões de crédito, com 733 reivindicações. E que juntas totalizaram o montante de 7.754.
Já em 2015, o ranking, apesar de saltar mais de 50% em relação ao mesmo período de 2014, manteve os segmentos, em que figuraram em primeiro lugar os serviços de telefonia móvel, com 2.290 queixas; cartão de crédito, com 1.610; e serviços de telefonia fixa, com um total de 1.028 reclamações.
Já em 2013, 8.149 casos foram computados, entretanto, não foram divulgados os segmentos por divisão.
Conforme Francisco, com base na média diária de 70 atendimentos, o ano passado excedeu todos os períodos desde a instalação da atual sede do Procon, localizada na Rua Júlio Tiezi, 220, no bairro do Bosque, há 5 anos. "Antes de 2013 não temos os registros, tendo em vista a mudança de sistema, mas os números não superaram 2015", esclarece.
Sobre o motivo desta crescente, Francisco aponta diversos fatores consequentes, como o atual comportamento do consumidor diante da condição financeira do país, bem como o maior número de informação, atrelado à proporcional quantidade de compras. "As aquisições estão mais popularizadas e os consumidores mais atentos", observa.
Vale lembrar que, além das repartições de comércio varejista de todo território nacional, o Procon também atua sobre dívidas financeiras, que estão inclusas nas quantias mencionadas. Por sua vez, o grande diferencial para os próximos meses ocorre em relação à plataforma digital, que a partir do dia 2 de fevereiro funcionará como uma opção multifuncional para cadastros, sendo possível o envio de reclamações e a análise da mesma com maior agilidade de tempo. Ferramenta que, de acordo com Francisco, atuará diretamente em todos os setores de comércio, inclusive nas 103 empresas já cadastradas no sistema de notificações on-line.
Atendimento
Com relação ao funcionamento e a prestação de serviço àqueles que se sentiram lesados por alguma atividade financeira, Francisco esclarece que o Procon atende o cidadão, acolhendo sua reclamação. Após análise, uma notificação é enviada para a empresa reclamada, que tem o prazo de 10 dias para solucionar o caso ou fazer sua defesa, conforme prescrito no CDC (Código de Defesa do Consumidor). "Caso não tenha solução nesse prazo inicial, o Procon marca uma audiência conciliatória que é realizada no órgão, com a presença de ambas as partes para ainda buscar a solução do caso de forma consensual", explica.
Procedimentos buscados pelo porteiro Rodrigo Aparecido Almeida, 20 anos, e pela diarista Maria Cristina da Silva, 41 anos. Ambos reclamam contra o serviço de telefonia móvel e esperam do setor competente maior agilidade e direcionamento. "Aqui eles passam direto com os responsáveis, e fica mais fácil resolver", mencionam.
SAIBA MAIS
ATENDIMENTO
Para ser atendido no Procon, basta comparecer na sede do órgão, munido de documentos relacionados ao fato, como, por exemplo, nota fiscal, ordem de serviço e comprovante do pagamento. Para consultar o andamento e resultado do processo de reclamação, basta acessar a página www.proconpp.sp.gov.br, mesmo endereço para a plataforma de registros, que passa a funcionar no início do próximo mês.
SERVIÇO
ENDEREÇO
O Procon Municipal fica localizado na Rua Júlio Tiezi, 220, no bairro do Bosque, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.