Processo de beatificação é enviado ao Vaticano

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 28/06/2016
Horário 11:49
 

O processo de beatificação do monsenhor Domingos Nakamura foi enviado na última semana para o Vaticano. "Agora é aguardar a análise", informa o padre Jurandir Severino de Lima, secretário do Tribunal Diocesano de Beatificação de Nakamura, e pároco da Paróquia São José de Álvares Machado, onde o monsenhor atuou por anos, até sua morte, em 1940.

De acordo com o pároco, o processo é demorado e ainda sem previsão para ser concluído.  Começou com a Panib (Pastoral Nipo-Brasileira) e depois passou para a Diocese de Presidente Prudente, que formalizou o pedido de beatificação. "Exige muita pesquisa e deve seguir as orientações de Roma. Cada causa de beatificação tem seu ritmo, mas existem muitas causas para serem avaliadas. Tudo isto demora", acrescenta.

Jornal O Imparcial Túmulo do monsenhor Nakamura é visitado com frequência

Os trâmites foram abertos em agosto de 2002 e têm se desenrolado ao longo dos anos. Entre 2015 e este ano, foram feitas várias entrevistas de pessoas que conheceram o monsenhor, além de pesquisas mais profundas sobre o seu passado. O processo histórico foi fechado em maio deste ano e enviado no dia 20 de junho para o polo mundial católico, onde passará pela análise da Congregação das Causas dos Santos.

A figura de Nakamura continua muito querida pelos fiéis da paróquia e pela comunidade machadense. Por fazer parte da história da cidade, seu nome é sempre lembrado nas celebrações e pelo processo de beatificação. O museu, construído para guardar sua memória, tem contribuído para difundir sua história de fé e santidade. "Muitas pessoas visitam o museu, em especial, estudantes de Machado e região.  Seu túmulo é visitado com frequência", comenta.

Segundo o secretário do Tribunal Diocesano, dois casos de graças recebidas por intercessão de Domingos Nakamura estão em estudo. Contudo, "sobre este assunto de graças recebidas, ainda não podemos tornar público", expõe.

De acordo com autor do pedido de beatificação e presidente do Centro de Pesquisa Monsenhor Nakamura, Francisco Haruo Hirata, o processo não foi parado, visto que é demorado por natureza. "Estou no aguardo de notícias, e, nesta semana, provavelmente, poderemos saber dos avanços de mais alguns passos", comenta.

 

Processo


Conforme Hirata já informou ao jornal, após a análise da Congregação para a Causa dos Santos, outras quatro etapas terão de ser consideradas até que o monsenhor seja, de fato, beatificado. Servo de Deus é o primeiro título que a pessoa recebe, quando se introduz a sua causa de canonização. O segundo título é o de Venerável, quando o processo conclui que a pessoa viveu as virtudes cristãs de forma heroica, ou que sofreu realmente o martírio. O terceiro é o de Beato, quando se comprova a existência de um milagre obtido pela sua intercessão; e o último e mais importante é o de Santo, quando um segundo milagre é aprovado.

 

História


Como já noticiado por O Imparcial, Nakamura nasceu em 22 de agosto de 1865, em Fukue, Nagasaki, no Japão. Faleceu de arteriosclerose e nefrite crônica, no bairro Guiaçara, zona rural de Álvares Machado, em 14 de março de 1940, onde residia e mantinha uma capela. Atualmente, seu túmulo é visitado com frequência por admiradores e seguidores no município.

Nakamura chegou ao Brasil em agosto de 1923, e desenvolveu atividades missionárias em Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Machado, ele ficou por sete anos. Quando vivo, deu a vida andando pelo Brasil todo, a pé, a cavalo ou trem. Sua beatificação é pretendida, sobretudo, pelo trabalho que dedicou àqueles que precisavam.

 

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO


 

2002: Aprovada consulta aos bispos da Província de Botucatu sobre a Causa de Beatificação;

2002: Pedido do então bispo diocesano, dom José Maria Libório Camino Saracho, para que a Causa de Beatificação do Monsenhor seja aceita pela Congregação para as Causas dos Santos;

2006: Congregação para as Causas dos Santos deu o "nihil obstat" (expressão em latim que significa ‘nada obsta’);

2009: Decreto de Introdução da Causa e criação do Tribunal Diocesano;

2009: Início das pesquisas sobre a vida de monsenhor Nakamura;

2010: Exumação do corpo do monsenhor Nakamura;

2015: Término das entrevistas de pessoas que conheceram monsenhor Nakamura;

2016: Outras pesquisas sobre a vida de monsenhor Nakamura;

2016: Término do Processo Diocesano;

2016: Envio para a Congregação das Causas dos Santos, em Roma.

Fonte: Padre Jurandir Severino de Lima

 
Publicidade

Veja também