A Santa Casa de Presidente Prudente iniciou na tarde de ontem, o processo de alta responsável com outros municípios. A parceria, que abrange Presidente Prudente, agora se estende para Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Mirante do Paranapanema e Pirapozinho. O objetivo é alinhar com as cidades os casos de pacientes que recebem alta e necessitam de um suporte de atendimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), garantindo a continuidade do cuidado.
O município de Prudente, que já participa do projeto desde 2016, levou a experiência desse trabalho em rede. A apoiadora das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), Gisele Orrigo, junto à supervisora de Programas e Projetos, a enfermeira Daniele Borsari e à enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Ericka Emanuella Gomes Moreira, destacaram a importância desse processo de transição de cuidado e se colocaram à disposição dos municípios vizinhos para a implantação do modelo.
Quando um paciente tem previsão de alta, a equipe multidisciplinar da santa casa avalia as necessidades de cuidados visando um retorno tranquilo para sua residência. “Cada caso é avaliado individualmente. Para os mais complexos que necessitam de um suporte de atendimento nas unidades de saúde do município, é feito um comunicado oficial para a transição dos cuidados”, explica a enfermeira paliativista do hospital, Carla Ribeiro.
Ela explica que são casos de pacientes acamados que necessitam na pós-alta de curativos, sonda para alimentação, oxigênio domiciliar, orientações de saúde, entre outros cuidados. “Tudo é programado para oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e, consequentemente, um restabelecimento mais eficaz, e ainda preparando e corresponsabilizando a família para o cuidado”, finaliza.
Com Secretaria Municipal de Comunicação