Conforme diz o ditado popular sobre momentos decisivos, está chegando o dia de ver quem tem garrafa vazia para vender. O primeiro debate entre candidatos a prefeito de Presidente Prudente ocorre nesta semana.
NA QUINTA-FEIRA
O diretor de Jornalismo da Band Paulista, jornalista Hiltonei Fernando, respondeu ao Plantão que o debate será na próxima quinta-feira (8), às 22h30, envolvendo os seis candidatos aprovados em convenções.
NA ANTEVÉSPERA
O gerente de Jornalismo da TV Fronteira, jornalista Luís Augusto Pires Batista, respondeu ao Plantão que o debate está nos planos desde a espera da oficialização de todas as candidaturas. Os debates das afiliadas Globo serão no dia 3 de outubro.
DOIS E 58 DIAS
Considerando as datas pré-estabelecidas, a contar de hoje, são dois dias para o debate na Band Paulista, emissora do Grupo Bandeirantes; e 58 dias (quase dois meses) para o debate na TV Fronteira. São as duas emissoras com concessão do canal para Prudente.
SEIS CANDIDATOS
Por ondem alfabética, foram aprovados em convenções: Ed Thomas (MDB), Josué Macedo (PSOL), Mauro César Martins de Souza (Novo), Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), Nilton Miranda (PDT) e Paulo Lima (PSB).
MENOS CANDIDATOS
Nas eleições de 2024 em comparação com as de 2020, Prudente tem 50% a menos de candidatos a prefeito e 33,4% de vereadores. Foram 12 e 356 e agora são seis e 237 conforme as convenções. Menos, devido redução de 19 para 14 candidatos por partido.
DUAS NO EXECUTIVO
Na disputa do Poder Executivo neste ano tem duas mulheres na condição de vice: Camila Maraci Pachela, do PDT; e Rose Castro Jardim, do PSOL. Estão em chapas puro sangue, cujos candidatos a prefeito são do mesmo partido.
PARADAS NOS 33,3%
Considerando que nas últimas eleições municipais foram quatro vices para 12 candidatos a prefeito homens e nas eleições de 2024 são duas vices para seis prefeitos homens, as mulheres estacionaram nos 33,3%.
OLHO NO RETROVISOR
As candidatas a vice de 2020: Evelyn de Paula (PSOL) com Luís Valente (PT); Ieda Benedetti (PL) e Nelson Bugalho (PSDB); Myrian Costa (Avante) e Marcos Lucas do mesmo partido; e Neyla Pinheiro (PSL) com Guilherme Piai do mesmo partido.
PRAZO DE REGISTROS
Passadas as convenções realizadas por partidos ou federações, de 20 de julho e 5 de agosto, o prazo de registro das candidaturas na Justiça Eleitoral vai até o dia 15 deste mês. As campanhas propriamente ditas poderão ser realizadas a partir do dia 16.
TRAVA NA LÍNGUA
Conforme a legislação eleitoral, até o dia 16 qualquer manifestação com pedido explicito de voto está proibida. Portando, é considerada irregular e passível de penalização com multa.
RÁDIO E TELEVISÃO
A propaganda eleitoral gratuita no palanque eletrônico, no rádio e na televisão, ocorrerá no período de 35 dias. Começará no dia 30 deste mês e terminará em 3 de outubro, na antevéspera do primeiro turno das eleições que será no dia 6.