Primavera 2024 chega neste domingo, às 9h44

Nova estação terá a influência do fenômeno La Niña e previsão de temperaturas acima da normalidade nos próximos meses até novembro

REGIÃO - Cassia Motta

Data 21/09/2024
Horário 05:55
Foto: Unoeste Clima
Áreas em branco indicam normalidade, áreas em laranja, abaixo da normalidade e áreas em verde-claro pouco acima da normalidade
Áreas em branco indicam normalidade, áreas em laranja, abaixo da normalidade e áreas em verde-claro pouco acima da normalidade

A estação da primavera começa oficialmente no Brasil neste domingo (22), às 9h44 (hora de Brasília), e termina no dia 21 de dezembro, às 6h20. É uma estação de transição do período seco, que é o inverno, para o período úmido, verão. Segundo o Unoeste Clima - Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e Previsão do Tempo, a primavera será influenciada pelo fenômeno La Niña, de fraca intensidade. “Os modelos indicam temperatura acima da normalidade nos próximos meses, no entanto, os principais modelos começam a indicar a redução de valores extremos a partir de novembro. Tal cenário é um indicativo do fim das intensas ondas de calor na região”, explica Alexandrius de Moraes Barbosa, especialista em agrometeorologia e climatologia do Unoeste Clima.

Segundo Alexandrius, a temperatura média da estação é de 26°C e os modelos indicam temperaturas até 1°C acima da normalidade. Ainda de acordo com o climatologista, a maioria dos produtores está numa enorme expectativa sobre as condições previstas para a primavera 2024, pois a estação, em 2023, foi marcada pela ocorrência de diversas ondas de calor, períodos de estiagem e ocorrência de déficit hídrico no solo, acarretando redução no desenvolvimento das culturas.

No oeste paulista, de acordo com Alexandrius, chove normalmente durante a primavera - previsão de 520 mm. “Para 2024, os modelos estão indicando uma condição mais favorável do que a observada em 2023. “No ano passado, os modelos indicaram chuvas pouco abaixo da normalidade e a presença de um bloqueio atmosférico sobre a região central do Brasil. Já para 2024, estão previstas chuvas próximas à normalidade ou ligeiramente abaixo. Esse cenário é um indicativo de chuvas mais gerais e mais bem distribuídas ao longo da estação. No entanto, os principais modelos indicam um atraso da normalização das chuvas, ocorrendo principalmente a partir da segunda quinzena de outubro”.

O climatologista explica ainda que, conforme estudo realizado pelo Unoeste Clima, é normal ocorrer na região média de 4,7 estiagens no período de outubro a março, principalmente nos meses de outubro e novembro. “Portanto, quando falamos em normalidade, estão incluídos os períodos de estiagem de 10 a 15 dias”.

Análise do inverno 

Como praticamente tem sido durante o ano de 2024, a temperatura média ficou acima da normalidade durante o o inverno. A média registrada na estação meteorológica da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), foi de 23,3°C, sendo esse valor 0,8°C superior do que a média histórica do inverno (22,5°C).

“Apesar da média da estação ter ficado acima da normalidade, algumas ondas de frio chegaram na região, principalmente durante o mês de agosto. No dia 26 de agosto foi registrada a mínima de 4, °C na estação da Unoeste, sendo esse o menor valor registrado em 2024”, lembra Alexandrius.

Em relação às chuvas, o climatologista explica que a entrada de algumas frentes frias promoveram as típicas chuvas de inverno nos meses de julho e agosto.

No entanto, essas chuvas não avançaram muito pelo Estado, não precipitando na Nova Alta Paulista. 

No total da estação foram registrados 140 mm na estação da Unoeste em Presidente Prudente, sendo esse valor 47 mm abaixo da normalidade, que é de 187 mm.

Publicidade

Veja também