No final de outubro, o Plantão publicou sobre a manifestação do interesse do vereador Mauro Neves (Podemos) de ser candidato à presidência da Câmara Municipal de Presidente Prudente; e que poderia haver possibilidade de consenso.
MOMENTO ACENA MUDANÇA
Possibilidade essa, levando em consideração os históricos de mais de 10 anos. Porém, tudo indica que este ano não haverá consenso. Portanto, deverá ter disputa pela presidência na eleição programada para 8 de dezembro.
ELEIÇÃO A CADA DOIS ANOS
Cabe esclarecer que são eleitos a cada dois anos quatro vereadores como membros da mesa diretora: presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. As disputas são com votação cargo por cargo, mesmo em caso de consenso.
SINAL VERDE EM ENTREVISTA
A eleição da mesa da Câmara se dá pelo Regimento Interno. O sinal verde de que poderá ocorrer disputa foi dado ontem pelo presidente Demerson da Saúde (PSB), em entrevista no Jornal da Manhã, da Jovem Pan em Presidente Prudente.
INTERESSE MANIFESTADO
Entrevistado por Adilson Brevilheri, Gesner Dias e Ricardo Veiga, o presidente disse que o vereador Douglas Kato (PTB) manifestou à mesa diretora o seu interesse em ser candidato a presidente. Mais tarde, Douglas confirmou ao Plantão.
EM TEMPOS DE OUTRORA
Em tempos antigos, Douglas teria sido o primeiro dos dois presidentes da atual 18ª Legislatura. O primeiro presidente de cada legislatura era o vereador mais votado. Douglas foi o mais votado em 2020, com 2.980 votos.
OPORTUNIDADE PARA TODOS
Demerson disse ainda na entrevista que qualquer um dos outros 12 vereadores pode concorrer à presidência na eleição de agora e citou, além de Mauro Neves e Douglas Kato, outros três nomes que são cogitados nos bastidores da Câmara.
TRÊS NOMES COGITADOS
São dois vereadores de primeiro mandato: Tiago Oliveira (PTB) e Miriam Brandão (Patriota). Outro é Enio Perrone (União Brasil), que está no terceiro mandato e já foi presidente duas vezes. Citou ainda William Leite (MDB), atual vice-presidente.
CONCILIAÇÃO DE HORÁRIO
Quanto a William, fez o esclarecimento da dificuldade ou até impossibilidade que teria de conciliar o horário de expediente que impõe o cargo de presidente da Câmara à sua condição de servidor concursado no Poder Judiciário.
PELA BASE GOVERNISTA
Levando em consideração os elogios que Demerson fez a todos os possíveis candidatos, mas pelo jeito que falou de Miriam Brandão, ela deverá ser a candidata da ampla base governista, até por ter sido eleita no grupo do vice-prefeito Izaque Silva, hoje no PL.
UM PINGO É LETRA
Em suas falas por onde anda em eventos públicos e nos pronunciamentos da Câmara, Miriam Brandão deixa transparecer que joga muito colada ao Poder Executivo, por usar sempre o slogan da atual administração; Prudente somos todos nós.
SOMENTE NA QUINTA
Não sendo foi possível na véspera do feriado de quarta-feira (2), foi preciso esperar a reabertura do cartório eleitoral ontem para o presidente do diretório municipal do PSB, Cleiton Barbalho, protocolar a desfiliação do prefeito Ed Thomas.