Quanto mais cedo descoberto, o câncer de mama tem grandes chances de cura. É com essa missão que o Hospital de Amor de Barretos disponibiliza atendimentos gratuitos por meio das unidades móveis que circulam os municípios. Entre janeiro e março deste ano, antes da suspensão do serviço devido à pandemia, na região de Presidente Prudente foram feitos 3.322 atendimentos, entre realizações de mamografias e preventivos do colo de útero.
Dentre os municípios atendidos estão Tarabai, Narandiba, Sandovalina, Pirapozinho, Anhumas, Taciba, Regente Feijó, Distrito de Montalvão, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Caiuá, Piquerobi, Panorama e Marabá Paulista. “A unidade móvel de prevenção oferece, sem custo nenhum para a população, o que se tem de melhor em termos de prevenção do câncer de mama e do colo do útero”, afirma Edvaldo Carvalho Filho, coordenador voluntário do hospital em Tarabai. “Se verificarmos alguma alteração na mama, a própria unidade convoca a paciente para os exames complementares”, explica.
A unidade mais próxima do Hospital de Amor de Barretos fica em Nova Andradina, que, além dos exames mencionados, realiza ultrassons de mama, biópsias e pequenas cirurgias. “Descobrindo precocemente o câncer de mama, existem 95% de chances de cura. Às vezes, a paciente percebeu a alteração pelo autoexame e foi ao postinho para marcar as etapas dos procedimentos, que demoram meses. Nosso trabalho leva cerca de 30 dias”, explica. Conforme Edvaldo, durante o tratamento, nada impede que a paciente escolha outro hospital. “A nossa luta é contra o câncer”.
Desde 2017, as unidades móveis do hospital de Barretos já realizaram mais de 8 mil exames na região de Prudente
Desde 2017, as unidades móveis do hospital de Barretos já realizaram mais de 8 mil exames na região de Presidente Prudente. A ideia de expansão para outros municípios foi apresentada em um encontro ocorrido na terça-feira, em Tarabai. Apesar da pandemia que paralisou o serviço móvel, a equipe continua com os agendamentos para os procedimentos no hospital. De acordo com o coordenador, a paciente pode ir por conta própria ou montar caravanas para a viagem.
“O trabalho de conscientização tem feito o pessoal procurar o atendimento”, afirma. “O câncer é silencioso e não podemos deixar ele se manifestar para iniciar o tratamento. É preciso se antecipar, e isso só é feito através da prevenção”, orienta Edvaldo.
SAIBA MAIS
O Hospital de Amor de Barretos vive basicamente de doações, e sofreu os impactos da pandemia. Diante disso, no dia 13 de dezembro haverá um leilão virtual voltado com ajudas da região de Presidente Prudente. Para mais informações sobre o evento e agendamentos de consultas, o contato é o (18) 99732-1338.
Fotos: Arquivo/Edvaldo Carvalho Filho
Mulheres da região montam caravanas para irem ao hospital
Edvaldo é coordenador do hospital em Tarabai
SAIBA MAIS
Luta contra o câncer é fortalecida pelo amor e apoio de familiares e amigos