Pressão e politização

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 25/01/2025
Horário 04:14

Pressão de um lado e politização do outro inviabilizaram a nomeação do jornalista e político Fábio Sato (União Brasil) como diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

CONVERSA NA QUARTA
Indicado pelo partido, com a solicitação feita pelo vereador Edgar Caldeira, o profissional e ex-candidato a vice-prefeito havia feito as tratativas com o presidente da Câmara, William Leite (PP), na tarde de quarta-feira (22).

MESMO DIA E HORA
Consta que o mesmo dia e hora, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), teria ficado indignado com a nomeação de seu desafeto político, conforme o próprio Fábio Sato. No dia seguinte, a pressão teria sido intensificada por assessores. 

NOTA OFICIAL
Ainda teve uma conversa para a qual William foi chamado por Tupã para ir à Prefeitura, que teria ocorrido na quinta-feira (23); conforme informações de bastidores. Ontem, sexta-feira (24), William emitiu nota oficial em nome da Câmara.  

PRINCÍPIOS ÉTICOS
A nota alega condutas inadequadas e incompatíveis com princípios éticos para ocupar cargo de confiança, citando divulgação de vídeo, mensagens fora da realidade e fotos não autorizadas, sobre o encontro de Willian e Fábio na presidência da Câmara.

REQUISITOS TÉCNICOS
Fábio Sato afirma ter atendido os requisitos técnicos, com certidões e documentação comprovando aptidão para o cargo. Em nota, na quinta-feira (23) manifestava ter havido abuso de poder e que estava disposto a formalizar denúncia na Justiça.

ENTRE PODERES
Nos bastidores, a compreensão é de que houve pressão e que o indicado teria se precipitado em politizar a questão, considerando o princípio da harmonia entre os poderes preconizada pela Constituição Federal. 

BOM PARA TODOS
Diretor de Comunicação é um cargo técnico e, como tal, deve estar isento de manifestações de cunho político. Deveria haver algum dispositivo legal para isso e um dos critérios seria o de não ter filiação partidária. Ficaria bom para todos os envolvidos.

ÍNDICE DE 100%
Sobre o prefeito reeleito de Euclides da Cunha Paulista, Nenê Lopes (Republicanos), fica aqui o registro de que a sua coligação elegeu 100% dos 9 vereadores da Câmara. Plantão de ontem citou 88,8%, (oito de nove), mas houve mudança na Justiça Eleitoral. 

HOMENAGEM NO AR
O repórter do Plantão assistiu à reprodução da gravação de uma sessão solene na RV Câmara de São Paulo em que foi homenageada, em outubro do ano passado, a professora Maria Walneide de Oliveira Romano, que é natural de Presidente Bernardes. 

CIDADÃ PAULISTANA
A professora recebeu o título de Cidadã Paulistana, por iniciativa do vereador Celso Giannazi (PSOL), na condição de presidente da Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo). 

POR PRUDENTE
Lá esteve presente a então vereadora por Presidente Prudente, a professora Joana D´arc (União) e que ocupou a tribuna para saudar a homenageada para quem havia concedido poucos dias antes o título de Cidadã Prudentina.

Publicidade

Veja também