Na terça-feira desta semana, o prefeito eleito Ed Thomas (PSB) foi apresentado ao presidente estadual do Patriota, Ovasco Resende, pelo vice-prefeito eleito Izaque Silva, juntamente com o presidente do partido em Prudente, Fernando Luizari Gomes.
Conforme a assessoria de Izaque, também esteve presente no encontro em São Paulo o líder do partido na Câmara, o deputado federal Fred Costa. Na reunião foi possível tratar da busca de recursos em vários ministérios e a liberação de emendas.
O orçamento federal para 2021 ainda não foi aprovado e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas), disse estar empenhado para que seja em janeiro, mas há a possibilidade de que a aprovação seja somente em fevereiro ou março.
A Justiça Eleitoral de São Paulo mantém expediente diferenciado desde o dia 20 de dezembro, o que será mantido até o dia 6 de janeiro, devido ao recesso da Justiça Federal e em cumprimento aos protocolos de saúde.
A secretaria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e os cartórios responsáveis pelos registros de candidaturas estarão de plantão remoto entre os dias 28 e 30 de dezembro, assim como estiveram entre os dias 21 e 23; em janeiro entre os dias 4 e 6, das 13h às 17h.
Durante o período do recesso, somente os serviços considerados imprescindíveis e inadiáveis são prestados. O atendimento ao eleitor para alistamento, revisão e transferência é feito por meio do Título Net.
Pelo calendário da Justiça Eleitoral, as eleições suplementares municipais para prefeito e vice-prefeito serão realizadas em 7 de março de 2021. As formações de coligações terão o prazo de 28 de janeiro a 2 de fevereiro.
As motivações para eleições suplementares são em decorrência do indeferimento de registro de candidatura, cassação de diploma ou perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário: prefeito e vice-prefeito.
Dependendo de recurso, poderá ocorrer eleição suplementar em Salmourão, na região da Nova Alta Paulista. É que o prefeito eleito José Luiz da Rocha (PP) e o vice Edis Gabau (PSDB) tiveram a diplomação suspensa, por documento fraudulento.
O Plantão perguntou ao prefeito Nelson Bugalho (PSDB) se foi convidado para a posse do prefeito eleito Ed Thomas. Sua resposta foi a de que não foi convidado e com relação à posse e transferência de cargo disse que não há exigência de sua presença.
Conforme Bugalho, por conta de tais situações é possível que no dia 1º de janeiro estará em Campinas para visitar sua neta. Como a resposta fala em possibilidade, quem sabe surja o convite e haja mudança de plano?
Dentre as várias manifestações em relação ao enfrentamento à Covid-19, o Plantão registra editorial da Folha da Região, de Araçatuba, com o título “Não transforme o Natal em um ato mortal”. Forte mensagem: direta e reta.