Na noite de segunda-feira, quase mil pessoas estiveram no Salão Do Limoeiro, no campus II, para ouvir o presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, que falou sobre “Eleições 2020: Democracia e enfrentamento à desinformação, uma abordagem do Direito Eleitoral”, a convite do curso de Direito da Unoeste.
De acordo com o desembargador, que afirmou ser um prazer voltar a Presidente Prudente, já que iniciou sua carreira nesta cidade como juiz em 1983, a conversa com o público prudentino é a sequência de um trabalho que ele começou na Corregedoria (cargo que exerceu entre 2018 e 2019) e tem dado continuidade na presidência do TRE. “É importante conversar com a sociedade sobre essa nova realidade, que são as fake news, que preferimos chamar de desinformação, pois elas podem ser um elemento de distorção do processo político eleitoral. É importante que a sociedade possa ter instrumentos para fazer a gestão dessa nova realidade”, explica.
“O enfrentamento da desinformação é plural, não é só da Justiça Eleitoral, não é só do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], é de todas as instituições públicas e privadas, de todos aqueles que estejam interessados e possam estudar o assunto e dar instrumentos para o eleitor fazer a escolha certa no momento de votar”, salientou.
Fotos: Ector Gervasoni
Quase mil pessoas assistiram a palestra do presidente do presidente do Tribunal Regional Eleitoral