O presidente do Cirsop (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista) e prefeito de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques (PSDB), participou de 1º a 8 de novembro de uma visagem técnica para conhecer as boas práticas de gestão de resíduos sólidos e governança de consórcios intermunicipais, na França. O convite veio da Expertise France, agência francesa de cooperação técnica, que tem o Projeto de Apoio para o Desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas nos Municípios Brasileiros. A viagem foi totalmente custeada pelo projeto francês.
Roger Gasques participou de reuniões e visitas técnicas de consórcios, de instituições e instalações de gerenciamento de resíduos sólidos em várias cidades da França, como Valence, Chatuzange le Goubert, Lyon, Bourgoin Jallileu, Porte-lès-Valence, com representantes do governo federal brasileiro e de consórcios intermunicipais de outras cidades do Brasil. “Fiquei impressionado com a estrutura organizacional dos locais, com a limpeza, a qualidade do ambiente e a forma produtiva que é tratado o resíduo”, ressalta Roger.
O presidente do Cirsop disse que, na França, eles trabalham para aterrar o mínimo possível de resíduos. “A experiência foi bastante significativa, e reforçou ainda mais a reflexão que já tínhamos – de que precisamos trabalhar firme na conscientização da importância e adesão à coleta seletiva, e investir em educação ambiental”.
Roger Gasques afirma ainda que “a responsabilidade do lixo é de quem gera, portanto, todos nós somos responsáveis por garantir um descarte adequado”.
O projeto de apoio ao desenvolvimento das PPPs (parcerias público-privadas), no ambiente dos municípios brasileiros, iniciado em 2018, tem a finalidade de promover projetos para o desenvolvimento urbano nos setores de mobilidade, saneamento básico, resíduos urbanos e iluminação pública.
Esse projeto, segundo o presidente do Cirsop, é coordenado do lado brasileiro pela Seppi (Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos), do Ministério da Economia, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Caixa Econômica Federal.
Do lado francês, essa cooperação é financiada pelo Ministério da Economia e das Finanças e pela AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), através do Fexte (Fundo de Expertise e Intercâmbio de Experiência) e implantada pela Expertise France, a agência francesa de cooperação técnica.
Na região, o Cirsop é uma junção de 13 municípios que estão em busca de soluções para tratar os resíduos sólidos de origem domiciliar de forma eficiente e colaborativa, através de diagnósticos e soluções coletivas para, assim, evitar danos à saúde pública e minimizar os impactos ambientais.
Vale lembrar que o Cirsop foi habilitado em 4º lugar em nível nacional para participar do processo de destinação de recursos para colaborar na execução de projetos que auxiliem trabalhos voltados à preservação do meio ambiente, visando, principalmente, à solução da problemática dos resíduos urbanos.
No próximo dia 18 de novembro, será realizada uma reunião do Cirsop no auditório da Câmara Municipal de Álvares Machado para apresentação dos estudos de viabilidade do projeto de concessão dos serviços públicos, na modalidade de manejo de resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar para os municípios consorciados.
Foto: Cedida
Presidente do Cirsop, Roger Gasques visita instalações de gerenciamento de resíduos sólidos na França
CONFIRA TAMBÉM:
Prefeitos participam de assembleia geral do Cirsop, em Machado
Cirsop realiza reunião para iniciar estruturação do projeto de solução para resíduos sólidos urbanos
Cirsop divulga estudo para implantação de rotas de resíduos sólidos na região