Na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente recebeu a doação de 20 camas hospitalares e 20 colchões, proveniente da parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada. Os itens foram encaminhados para a unidade de pronto-atendimento do Jardim Santana, que está sendo preparada para oferecer atendimento 24 horas a pacientes que não estejam com Covid-19.
O secretário-adjunto da Saúde, Marco Aurélio Lúcio, aponta que o objetivo é de que as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), tanto da Zona Norte quanto a do Ana Jacinta, realizem atendimentos de pacientes dos casos que apresentem sintomas respiratórios. “O atendimento de emergência não deixará de ser realizado nas UPAs, porém, assim que estabilizado, o paciente será transportado para a unidade do Santana, com a finalidade de evitar a transmissão do vírus”.
Marco explica que essa adequação do pronto-atendimento do Jardim Santana está sendo planejada, principalmente no que diz respeito aos profissionais. “Estamos estudando o remanejamento de servidores e eventual contratação de novos profissionais via Ciop [Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista], portanto, ainda não é possível precisar a data em que essa reorganização da rede de urgência será iniciada”.
SAIBA MAIS
Para que o atendimento 24 horas seja efetivado, também serão necessários novos equipamentos e insumos. “A sociedade civil e os empresários têm nos amparado. Contamos com a movimentação dessas pessoas, novamente, para que possamos oferecer mais conforto e segurança aos munícipes”, declara Marco Aurélio.
Foto: Secom
PA do Jardim Santa é preparado para receber pacientes que não estejam com Covid