Prefeitura incentiva cadastramento biométrico

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 21/10/2017
Horário 12:05

Há dois anos o cadastramento biométrico vem sendo realizado em Presidente Prudente. No entanto, os cartórios eleitorais estão registrando baixa procura pelo serviço. Com capacidade de realizar até 200 cadastramentos por dia, o cartório da 101ª Zona Eleitoral faz, em média, de 70 a 90 atendimentos. Para tentar reverter esse cenário, a unidade obteve um aliado, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), que compareceu para realizar o cadastramento na tarde de ontem, acompanhado dos pais Nelson Bugalho e Maria Aparecida Salles Bugalho.

“Além de ser uma medida obrigatória, é uma garantia de segurança para o sistema eleitoral e para o próprio eleitor. As pessoas costumam deixar para a última hora e é importante evitar isso para não enfrentar filas e tumultos”, considera o chefe do Executivo.

Após a presença do prefeito, o chefe do cartório, Fabiano de Lima Segala, espera, no mínimo, ultrapassar a marca de 100 atendimentos por dia. Tendo em vista que, a partir de março de 2019, a biometria passará a ser obrigatória e as zonas eleitorais não terão capacidade para atender a grande demanda. “Muita gente vai ter o título cancelado. Então, recomendamos que as pessoas não deixem para a última hora, porque tem vaga na agenda. Em 15 minutos, a pessoa sai com o titulo feito”, alerta.

O cadastramento biométrico é uma garantia de legitimidade e transparência ao voto, segundo Fabiano. Explica que, caso a biometria não seja cadastrada, além do cancelamento do título, o eleitor também terá o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) bloqueado e estará impossibilitado de assumir cargo em poder público, retirar passaporte e, até, realizar matrícula em faculdade. “Tudo isso é sanável, mas o transtorno é grande. Com a biometria, os dados serão cruzados e impede a pessoa de tirar mais de um título e eventuais inconsistências”, declara.

 

“Muita gente vai ter o título cancelado. Então, recomendamos que as pessoas não deixem para a última hora, porque tem vaga na agenda. Em 15 minutos, a pessoa sai com o titulo feito”

Fabiano de Lima Segala,

chefe de cartório

 

SERVIÇO

Para realizar o cadastramento biométrico no Cartório da 101ª Zona Eleitoral é preciso efetuar agendamento no site www.tre-sp.jus.br ou pelo 3916-1171. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para o atendimento é necessário apresentar a Carteira de Identidade ou outro documento de identificação original, com foto; comprovante de endereço; e alistamento militar, para os homens que completaram 18 anos e estão tirando a 1ª via do título.

Publicidade

Veja também