Nesta semana, membros da Prefeitura de Presidente Prudente e parceiros se reuniram para articular uma nova etapa do projeto de saúde móvel destinado à prevenção de câncer, que segue em elaboração pelo município, em parceria com os 32 municípios que integram a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema).
Participaram do encontro o prefeito Ed Thomas (PSB), a procuradora do Ministério Público do Trabalho Renata Aparecida Crema Botasso, o promotor de Justiça, Mário Coimbra, a secretária Municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas, o secretário adjunto da pasta, Marco Aurélio Lúcio, além do assessor de secretaria, Jefferson Saviolo.
O projeto é construído com base em um acordo de cooperação entre o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura de Prudente, a Unipontal e a Receita Federal, que já sinalizou a doação de uma carreta apreendida por descaminho.
A equipe da Sesau apresentou orçamentos já levantados dos equipamentos que serão utilizados no serviço móvel, como mamógrafo e colposcópio. A Secretaria Municipal de Saúde também está elaborando o projeto para que seja protocolado no setor administrativo do Ministério Público, que viabilizará a destinação dos recursos arrecadados com o pagamento dos processos.
Mário Coimbra mencionou sobre a grandiosidade do projeto. “É uma iniciativa para fazer a diferença, não ser apenas mais uma carreta de serviços. O objetivo é que seja a maior ação de prevenção ao câncer do oeste paulista”, declarou o promotor de Justiça.
Segundo Ed, é um projeto para atender todo o oeste paulista, principalmente os locais de difícil acesso, com colaboração de todos os 32 municípios integrantes da Unipontal. “Uma carreta da saúde, com foco na prevenção do câncer, para beneficiar toda nossa região. Se não buscarmos as soluções, elas não virão por conta própria”, considera o prefeito.