Prefeitura de Tarabai está fechada para atendimento até 31 de janeiro

Prefeito Rubens Pinaffi Junior diz que falta de transição e dificuldade em obter informações básicas motivou o decreto

REGIÃO - Cassia Motta

Data 11/01/2025
Horário 05:59
Foto: Cedida
Lixo acumulado pelas ruas de Tarabai por causa, segundo a Prefeitura, do sucateamento da frota municipal 
Lixo acumulado pelas ruas de Tarabai por causa, segundo a Prefeitura, do sucateamento da frota municipal 

O prefeito de Tarabai, Rubens Pinaffi Junior (União Brasil), decretou que a Prefeitura ficará fechada ao atendimento do público até dia 31 de janeiro. O motivo, segundo ele, é a “falta de transição da gestão anterior e a dificuldade para obter informações básicas”. 

O Decreto nº 2110 de 2 de janeiro de 2025 diz que “não foram fornecidas pela gestão anterior todas as informações, documentos e dados detalhados sobre o orçamento, projetos e programas de governo, indispensáveis para a transição governamental, a fim de garantir a continuidade das atividades administrativas e a prestação de serviços públicos, que constituem o interesse maior da população”.

De acordo com o prefeito Rubens Pinaffi Junior, a frota de veículos da Prefeitura está “toda sucateada”, e com isso a coleta de lixo na cidade dicou comprometida. “Mais de 20 veículos estão em péssimo estado de conservação. Mais de 80% da frota se encontra sem condição de uso. Os veículos em péssimo estado de conservação vão desde ônibus escolares até ambulâncias. Infelizmente, tivemos que atrasar a coleta de lixo em alguns dias. Mas, agora está voltando ao normal”.

O decreto diz ainda que “ficam mantidos todos os serviços prestados pelas secretarias de Obras e Serviços, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Cultura, Assistência Social, e Esportes e Turismo”.

Ainda de acordo com o prefeito, a situação da Prefeitura de Tarabai está “bem complicada”. “Estamos fazendo uma auditoria interna na Prefeitura, e com isso pretendemos fazer uma reestruturação administrativa, ou seja, avaliar cargos e enxugar a folha de pagamento”, afirmou o prefeito.

O déficit da Prefeitura de Tarabai até agora chega a R$ 2.353.739,04, com dívidas com o INSS e fornecedores. Para reverter a situação, o prefeito disse que vai buscar parcerias com os governos estadual, federal e empresas que queiram se estabelecer na cidade. “Esperamos sanar tudo contando também com a arrecadação dos impostos, que chega a R$ 45 milhões. Para mim, é uma missão levantar a Prefeitura de Tarabai”.

O prefeito disse ainda que, após o levantamento geral sobre a saúde financeira e patrimonial do município terminar e ao final do período do decreto, um relatório será divulgado para a população e demais órgãos fiscalizadores.

Gestão anterior

O ex-prefeito de Tarabai, José Roque da Silva Lira, se defendeu em nota enviada a O Imparcial. “Durante meus oito anos como prefeito de Tarabai, sempre administrei com responsabilidade, compromisso e sem transferir responsabilidade. É importante ressaltar que, em minha gestão, nunca houve interrupção na coleta de lixo ou nos serviços que dependem da frota municipal. Apesar das dificuldades financeiras dos últimos dois anos, devido ao aumento das demandas na área da educação e da saúde, inerentes ao município, trabalhamos continuamente na manutenção dos veículos para assegurar o atendimento às demandas da população. Quanto à situação atual da frota, a gestão manteve o cronograma de manutenção no mês de janeiro seguinte devido ao recesso de final de ano [dezembro] e aos pagamentos prioritários de encargos dos servidores públicos: salários, 13º, 14º, vale-alimentação, FGTS e precatórios. Ressalto ainda que, durante a gestão de 8 anos, jamais foram interrompidos os serviços essenciais”.

Publicidade

Veja também