Ontem pela manhã, o prefeito de Santo Expedito, Nenê Bettio (PSDB), se reuniu com alguns de seus assessores para discutir a maior divulgação do turismo da cidade. Estiveram presentes Alan César de Souza Silva, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Lilian Florentino de Oliveira, coordenadora do Turismo, Juliano Martins Costa, do Departamento Jurídico, João Rodolfo Ventura, do Setor de Licitação, e também Márcia Maria Meneguesso Costa, diretora do jornal “A Mensagem” de Santo Expedito. O papel da coluna Turismo Religioso foi destaque nesta divulgação.
BRECHÓ
Um brechó foi realizado no final da semana, oferecendo produtos de qualidades, doados por colaboradores. O movimento foi além do esperado pelos organizadores, e esse projeto continuará, pois, a renda integral é destinada ao Santuário de Santo Expedito, que, embora já inaugurado, ainda tem necessidades de obras para atenderem conclusões de detalhes do projeto. O brechó terá continuidade com voluntários do santuário.
FESTAS
No final da semana, os expeditenses e o povo em geral, especialmente devotos e turistas, puderam participar de uma grande festa, com leilão de gado, barracas com bebidas e alimentação. Na ocasião também foi feito o sorteio de uma motocicleta, além de missas com benção aos romeiros da região e várias partes do Estado.
SAÚDE
Por determinação do prefeito e seu pessoal do Turismo, em todos os eventos realizados com presença de turistas, é colocada uma equipe da saúde para apoio e segurança, incluindo pessoal e viaturas.
Fotos: José Costa
Pessoal da saúde sempre presente em todos os eventos com presença de turistas
Ambulâncias de prontidão
BARRACA
Durante os três dias de festa, em área externa do santuário, uma barraca foi montada, oferecendo produtos diversos até então comercializados apenas na secretaria paroquial. Velas, publicações, imagens, lembranças do padroeiro e muitas opções para os turistas e devotos.
SIMBOLOGIA
Um grupo de devotos de Santo Expedito de Presidente Venceslau pede para que a Coluna republique um material de grande importância, definindo a imagem do santo das causas urgentes, a fim de que possam melhor entender todo o seu significado.
ATENDENDO ESSE PEDIDO
A imagem de Santo Expedito é riquíssima em simbolismo. Ela “fala” pelas figuras, pelas cores e pelos símbolos. Ela nos conta a história de Santo Expedito. Vamos, então, analisá-los.
A ROUPA DE SANTO EXPEDITO
As tiras douradas na roupa de Santo Expedito mostram que ele era um comandante de Legião Romana. Esse traje nos dá a ideia do grau de importância que o comandante Expedito ocupava no império romano. Ele comandava a XII Legião, chamada “Fulminata”, entre os anos 296 a 303 d. C. Esta legião tinha 8 mil homens e fora comandada antes por um imperador romano chamado Marco Aurélio. A cor azul celeste em sua roupa representa o céu que ele abraçou ao se converter ao cristianismo.
O MANTO VERMELHO DE SANTO EXPEDITO
Na iconografia cristã, o manto vermelho representa o martírio, o sangue dos mártires. Como sabemos, Santo Expedito foi martirizado por ter se tornado cristão no ano 303. Após sofrer vários castigos físicos, que ele mesmo tinha aplicado a outros, não renunciou à fé em Jesus Cristo. Por isso, foi decapitado por ordem do imperador.
O RAMO DE PALMEIRA
O ramo de palmeira na mão de Santo Expedito representa a vitória sobre o mundo e sobre as obras da carne, através do martírio. O ramo de palmeira também simboliza os 12 artigos de fé do Credo Católico, os quais Santo Expedito professou solenemente antes de ser batizado e pelos quais ele deu sua vida.
O CAPACETE DE SANTO EXPEDITO NO CHÃO
O capacete no chão significa que Santo Expedito se desarmou e, ao mesmo tempo, abriu sua mente para receber a novidade do cristianismo e do Reino dos Céus. O capacete era usado nas batalhas para proteger a cabeça. Analogicamente, Santo Expedito se despiu de toda “defesa” para abraçar a fé em Jesus Cristo. E é esta abertura de coração que seu capacete no chão representa.
O CORVO NOS PÉS DE SANTO EXPEDITO
A representação de Santo Expedito o mostra pisando sobre um corvo com o pé direito. Do bico do corvo, sai uma flâmula com a palavra “CRAS”. O corvo representa o espírito do mal e também a maior tentação que Santo Expedito sofreu: a “procrastinação”. Procrastinar é deixar para amanhã aquilo que deve ser feito hoje.
OS FATOS
O comandante Expedito adiou sua conversão ao cristianismo por muito tempo. Então, certa vez, ele teve um sonho no qual um corvo lhe gritava: “CRAS”, palavra que quer dizer “AMANHÔ em latim. Ele entendeu que, na verdade, era o espírito do mal quem lhe gritava: “deixe sua conversão para amanhã”. Então, no sonho, ele reuniu forças, pegou uma cruz, ergueu-a e gritou “HODIE”, palavra latina que quer dizer “HOJE”. Depois, pisou no corvo com o pé direito, que representa a decisão e a coragem. A partir desse momento, Santo Expedito deixou de procrastinar, assumiu a fé e foi batizado. Isso custou sua vida, mas ele não voltou atrás. Por isso, ele é o santo das causas urgentes.
A CRUZ NA MÃO DE SANTO EXPEDITO
A cruz na mão de Santo Expedito tem a palavra “HODIE”, hoje. Significa que o tempo da salvação e da conversão é hoje, é agora. A cruz representa a morte de Jesus Cristo através da qual nos veio a salvação. Segurar a cruz com a mão direita representa abraçar a cruz com todas as forças, capacidades e decisão. E representa também a vitória sobre o espírito do mal.
AO FUNDO
A cidade ao fundo, como comandante de uma legião, Expedito tinha uma vida cheia de privilégios, luxos e prazeres mundanos. E isso o fazia adiar sua decisão por Jesus Cristo, pois ele sabia que, ao abraçar a fé, deveria passar a viver uma vida sóbria, justa, centrada, sem as orgias e prazeres que seu cargo lhe oferecia. Mas, graças a Deus, ele se decidiu por Cristo. Por isso, a cidade ao fundo representa a vida mundana e os prazeres ilícitos que Santo Expedito deixou para trás ao abraçar a fé cristã.
A AURA DE SANTO EXPEDITO
A aura em volta da cabeça de Santo Expedito representa a santidade que ele mostrou após assumir sua fé em Cristo. Com efeito, ele se tornou mais justo e caridoso, doando seus bens aos pobres e anunciando a maravilha do Reinos dos Céus que ele descobrira ao receber Jesus. Além disso, ao morrer mártir, isto é, ser morto por causa da fé em Jesus Cristo, ele se tornou santo canonizado pela Igreja.
CONCLUSÃO
A imagem de Santo Expedito “fala” e com riqueza de detalhes. Ela ensina e adverte: “Não deixe para amanhã aquilo que deve ser feito hoje! Pise no corvo da procrastinação com o pé direito e decida-se por Jesus Cristo”.
FÉ EM TROVAS
Ele intercede a Deus
Pelo seu puro espírito
É alguém que muito ajuda
Bondoso Santo Expedito
(José Costa)
Foto: José Costa
Uma das missas do domingo no Santuário