Prefeitura de Santo Anastácio inaugura unidade do Caps

Centro de Atenção Psicossocial vai oferecer equipe multidisciplinar para atender pacientes que encontram dificuldade em estabelecer laços sociais

REGIÃO - Cassia Motta

Data 24/10/2024
Horário 06:19
Foto: Cedida
Unidade do Caps será inaugurada em breve em Santo Anastácio
Unidade do Caps será inaugurada em breve em Santo Anastácio

A Prefeitura de Santo Anastácio vai inaugurar, nos próximos dias, um Caps (Centro de Atenção Psicossocial), na Rua Osvaldo Cruz, no prédio da antiga creche espírita CEI Joana D’Angeles, desativada há mais de 10 anos. 

Segundo a Prefeitura, o novo equipamento de saúde será um marco no atendimento em saúde mental no município, oferecendo cuidados especializados para pessoas com sofrimento psíquico e transtornos mentais de maior complexidade.

O Caps tem como objetivo atender aqueles que enfrentam dificuldades em estabelecer laços sociais e realizar seus projetos de vida devido a questões de saúde mental, demandando, assim, assistência intensiva. “Uma equipe multidisciplinar, composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro e auxiliar de enfermagem estará à disposição no local”, explica Raquel Cralcev, secretária de Saúde de Santo Anastácio. 

A obra de adaptação do prédio já está em fase final. A parte interna foi completamente pintada, os banheiros estão passando por adaptações, e os serviços devem ser finalizados nesta semana. 

Treinamento

A secretária de Saúde também destaca que, após a inauguração, será realizado um treinamento intensivo para diversos departamentos municipais, como Cras (Centro de Referência de Assistêmncia Social), Creas (Centro de Referência Especializada de Aassitência Social), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Postos de Saúde e Conselho Tutelar, para familiarizar os profissionais com o funcionamento do Caps. Para isso, virão especialistas do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) de Presidente Prudente e do Caps de Regente Feijó, onde o serviço já está consolidado.

Raquel ressalta ainda que o Caps não será um espaço para acolher pacientes em surtos psicológicos. “O tratamento realizado no Caps é voltado para aqueles que participam ativamente das terapias e acompanham as atividades promovidas pela equipe. Pacientes em crise devem continuar sendo atendidos nos seus postos de saúde e, se necessário, encaminhados ao Caps para um tratamento complementar e contínuo”.

Para a secretária de Saúde, a implementação do Caps trará inúmeros benefícios à comunidade, oferecendo atendimento psicológico e psiquiátrico especializado, promovendo a reintegração social dos pacientes e ajudando a reduzir o estigma em torno dos transtornos mentais. “O centro será um espaço de acolhimento e cuidado contínuo, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos de Santo Anastácio”.

Publicidade

Veja também