Para atender pacientes acamados ou que não possam se locomover até as unidades de saúde, a Prefeitura de Rancharia aderiu ao programa do Governo Federal “Melhor em Casa”.
O programa é um serviço indicado para pessoas que têm dificuldade temporária ou definitiva de se locomover até um posto de saúde, ou pessoas que estejam em situações nas quais o atendimento domiciliar é o mais adequado para o seu tratamento.
Segundo a Prefeitura, a atenção domiciliar tem o objetivo de proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
A equipe que visita esses pacientes é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. Os trabalhos já começaram no município e seguem até ano que vem.
De acordo com a diretora de enfermagem, Mariana Maniezo de Souza, a filtragem de pacientes que podem se encaixar no programa e ter o atendimento domiciliar ocorre a partir de avaliação técnica da ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro do morador, além de encaminhamento do hospital no momento da alta.