Prefeitura de Prudente publica lei que institui benefícios a doadoras de leite humano

Voluntárias terão direito a atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e pagamento de meia-entrada em eventos; hoje, são 60 mulheres cadastradas no banco

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/07/2024
Horário 17:43
Foto: Mariana Padovan/Secom
Assinatura da lei contou com presença de voluntárias do Banco de Leite Humano
Assinatura da lei contou com presença de voluntárias do Banco de Leite Humano

Em ato realizado na manhã desta terça-feira, no BLH (Banco de Leite Humano), que funciona nas dependências do Ambulatório Municipal de Especialidades, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB), sancionou a lei nº 11.426/2024, de autoria do vereador Douglas Kato Pauluzi (PSD), que institui incentivos e benefícios para doadoras voluntárias de leite humano.

A solenidade contou com a presença do vereador autor do projeto, do titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Breno Erbella Casari, da titular da Secad (Secretaria Municipal de Administração), Flaviane Olivette, da coordenadora do Banco de Leite, Adriana Monteiro, além de servidores que compõem o grupo. Também estiveram presentes aproximadamente 10 mães que realizam a doação ao banco, das 60 cadastradas atualmente. Essas voluntárias já receberam a carteirinha que certifica a doação e garante os benefícios previstos na lei municipal.

Os benefícios são semelhantes aos proporcionados a doadores de sangue, como direito a atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e esportivos, hipermercados e lotéricas, além de pagamento de meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer no âmbito de Prudente.

Conforme as regras previstas em lei, é considerada doadora de leite humano a mulher nutriz saudável que apresenta secreção lática superior às exigências de seu filho, que se dispõe a ordenhar e doar o excedente e que, comprovadamente, tenha realizado pelo menos uma doação nos últimos dois meses anteriores ao da utilização dos incentivos e benefícios.

Entre as doadoras voluntárias presentes, estava a mãe de três filhos, Rosi Vaccaro, a maior doadora do Banco de Leite de Prudente, com 456 litros doados. Também participou Priscila Martins, mãe de Nicollas, de 3 anos, e de Esther, de 45 dias, que é voluntária do programa pela segunda vez.

Incentivo ao gesto

O vereador Douglas Kato afirmou que o projeto foi pensado para fazer a diferença, não para ser mais uma lei assinada. “O leite materno é fundamental para os bebês, pode ser a diferença entre sobreviver ou não. Os benefícios oferecidos são para estimular que outras mães doem. A gente sabe que a doação é feita por amor ao próximo, para salvar vidas, mas por que não oferecer um benefício para aquelas que contribuem?”, expõe. 

Ed Thomas ressaltou a importância do incentivo, principalmente no período do inverno, quando os estoques abaixam. O prefeito parabenizou o vereador pelo projeto e todas as doadoras, que fazem o bem ao próximo por meio da doação.

O secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da vacinação contra a poliomielite, que precisa alcançar os índices seguros para manter a doença erradicada no Brasil.

A lei completa pode ser consultada no Diário Oficial de Prudente, na edição extraordinária publicada nesta terça-feira.

Coleta de doações

A coordenadora do Banco de Leite, Adriana Monteiro, explica que a unidade recebe qualquer quantia. A equipe vai até a casa da doadora retirar a doação, desde que seja dentro do limite do município ou até Álvares Machado, e também fornece os frascos para o armazenamento.

Serviço

O Banco de Leite Humano está instalado no Ambulatório Médico de Especialidades, localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, no Jardim Esplanada, em frente ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. O atendimento é das 8h às 16h.

Para mais informações, basta entrar em contato com a unidade pelo telefone ou WhatsApp: 3229-1249.

Publicidade

Veja também