Prefeitura de Prudente publica guia que orienta sobre plantio de árvores

Documento de 37 páginas, disponibilizado online, destaca distâncias mínimas em passeios públicos, tipos de podas e crimes ambientais, e espécies recomendadas e inadequadas para espaço urbano

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/06/2024
Horário 13:44
Foto: Arquivo/Secom
Guia estabelece parâmetros técnicos para plantio de árvores no contexto urbano
Guia estabelece parâmetros técnicos para plantio de árvores no contexto urbano

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), publicou o Guia de Arborização Urbana, que está disponível no site do município (www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml?cod=2896). O documento, composto por 37 páginas, foi elaborado com o objetivo de melhorar a arborização da cidade, além de nortear e orientar a prática do plantio.

Entre os objetivos elencados no guia, estão o estabelecimento de parâmetros técnicos para o plantio de árvores no contexto urbano de Prudente; a arborização urbana visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental; o envolvimento da população, visando a manutenção e a preservação da arborização urbana do município; a melhoria na distribuição das árvores urbanas nas diversas regiões da cidade; o desenvolvimento e o aprimoramento dos procedimentos e instrumentos legais para o incentivo do plantio de árvores para obtenção do “habite-se”; o aumento e melhoria da cobertura arbórea da cidade de forma planejada, com base em procedimentos técnicos; e o uso de espécies adequadas.

No documento, é possível encontrar importantes informações e dados técnicos sobre a cidade e orientações para o plantio. Conforme o guia, há um distanciamento para o plantio em passeios públicos, com distância mínima em relação a postes, semáforos, placas de sinalização etc.

Também é possível encontrar orientações sobre podas, tipos de podas, autorização para retirada de árvores e sobre crimes ambientais. Há ainda uma lista com as espécies recomendadas para o espaço urbano de Prudente e quais são inadequadas para a arborização urbana.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, comenta que o Guia de Arborização Urbana foi elaborado pela equipe técnica da pasta, composta por engenheiros, biólogos, técnicos e tecnólogos ambientais, que, durante meses, se dedicaram ao projeto.

Publicidade

Veja também