A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), comunica que não há equipes da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) ou agentes da rede municipal de Saúde promovendo testagem rápida para coronavírus, a Covid-19, em domicílio na cidade.
Segundo informações da uma matéria veiculada no site da Revista Exame, trata-se de uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), contratada pelo Ministério da Saúde. Entretanto, os moradores deverão estar atentos, pois os entrevistadores deverão estar paramentados com equipamentos de proteção, como óculos, máscaras e luvas.
Diante disso, a Prefeitura reforça que não há responsabilidade diante da realização dos testes rápidos em domicílio em Prudente e que, diante de quaisquer dúvidas, os munícipes deverão procurar os órgãos ligados ao governo federal. Reitera que a Prefeitura realiza testagem rápida apenas no Centro Municipal de Triagem da Covid-19. Entretanto, a realização do exame segue critérios rigorosos: o paciente precisa ser profissional de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), servidor da área de segurança pública ou ter mais de 60 anos. Em qualquer dos casos, ele deve estar apresentando sintomas característicos do novo coronavírus.
A reportagem solicitou um posicionamento ao Ministério da Saúde para esclarecimento do assunto e aguarda resposta.