Em reunião convocada pelo prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), na tarde de hoje, no gabinete do Paço Municipal, o chefe do Executivo recebeu representantes da empresa Prudente Urbano e do Sindicato dos Motoristas. Segundo o prefeito, o objetivo do encontro foi "acabar de vez" com a greve e dialogar sobre alternativas para preservar o emprego de aproximadamente 170 funcionários da concessionária. Bugalho determinou que as partes entrem em acordo até o fim do dia para que o transporte volte a operar já amanhã, senão em sua totalidade, pelo menos as linhas principais.
"Caso não haja a retomada do serviço, a Prefeitura vai tomar medidas judiciais por dano coletivo, pelo sofrimento causado aos usuários do transporte público", disse o prefeito.
Bugalho lembrou ainda que o projeto que trata da redução do ISS (Imposto sobre Serviços) do transporte coletivo, que minimizaria a crise financeira da concessionária, já foi enviado para a Câmara Municipal e protocolado no dia 2 abril, mas ainda não foi votado. Segundo ele, "a redução do ISS por quatro meses seria uma das soluções para esse impasse, pois auxiliaria a empresa Prudente Urbano na manutenção dos empregos e a honrar seus compromissos com o pagamento dos funcionários e fornecedores".
Os representantes da empresa da Prudente Urbano disseram que pelo menos três propostas foram apresentadas ao Sindicato dos Motoristas. Dentre elas, a redução temporária do ticket de 70% do valor total.
De acordo com a Prudente Urbano, a proposta de redução do ticket é necessária para garantia dos empregos, evitando a demissão de 170 funcionários, devido à diminuição da operação neste momento da crise da pandemia da Covid-19. A empresa conta atualmente com 284 funcionários.