A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), informou que o contrato definitivo para transporte e destinação final dos resíduos sólidos foi assinado na tarde desta quinta-feira com a empresa G4 – Gestão e Controle de Materiais, de Regente Feijó, vencedora do certame que aconteceu no dia 1º de abril deste ano.
O novo contrato é de R$ 19,1 milhões, válido por 24 meses, podendo ser renovado para mais oito anos, de acordo com a nova Lei de Licitações (nº 14.133/21). Os serviços executados pelo novo contrato terão início no dia 29 de julho, dois dias antes do término do contrato emergencial que está em vigência.
Segundo a administração municipal, a economia será de cerca de R$ 400 mil por mês apenas na execução dos dois serviços. Atualmente, a tonelada transportada e aterrada custa R$ 205. O novo valor será de R$ 139,61.
Quando se leva em consideração o ciclo total, o valor pago atualmente é de R$ 273,50 (transbordo, transporte e destinação final). No novo contrato, ficará abaixo dos R$ 180, trazendo uma economia de cerca de R$ 1 milhão por mês entre o manejo dos resíduos e a economia com os grandes geradores.
“Era um problema de mais de 30 anos em que ninguém tinha a coragem de se meter. O aterro sanitário municipal, que deveria ter sido encerrado há 15 anos, foi encerrado apenas em 2021. Depois disso, o problema dos resíduos teve uma série de complicações. Vários contratos emergenciais assinados por conta das licitações impugnadas pelo Tribunal de Contas. Mas agora, depois de uma licitação analisada e liberada pelo Tribunal de Contas, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça, pudemos enfim colocar um ponto final nessa questão", apontou o titular da Semea, Bill Paschoalotto.
“Empenho e zelo com a aplicação do dinheiro público, o que trará uma economia de R$ 120 milhões em 10 anos para o município, proporcionando tranquilidade para que esse dinheiro seja aplicado em outras frentes e melhorando cada vez mais a cidade”, completou.