Prefeitura de PP realiza mutirão de atendimento a pacientes do Cohabão hoje

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 26/04/2017
Horário 09:37
 

A Prefeitura de Presidente Prudente promove hoje, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Doutor Otelo Milani Júnior, Cohabão, um mutirão de atendimentos a pacientes da unidade. Segundo informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), todo usuário que der entrada na UBS, das 7h às 17h, será convidado a fazer a aferição da pressão arterial.

O município, conforme noticiado neste diário, contabilizava, em 2014, 30 mil moradores com hipertensão, o que representava 15% dos aproximados 210 mil habitantes do município, na época. Tais números não foram atualizados pela administração municipal atual, que ainda não informou à reportagem quais serviços são especificamente voltados para este público na rede básica de saúde.

Jornal O Imparcial Todo usuário que der entrada na UBS poderá aferir pressão

Conforme a Secom, na ação de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde visa orientar a população sobre a importância de controlar periodicamente a pressão arterial, de forma a evitar problemas cardiovasculares. Isso poderia evitar um cenário semelhante ao de 2014, quando a então gerente das unidades de saúde da pasta, Marta Pereira, avaliava o cenário como "grave", uma vez que muitas pessoas poderiam desconhecer a presença da pressão arterial alta e se tornavam suscetíveis a complicações.

 

No HR

Quanto à data, a Secretaria Estadual de Saúde e a Assessoria de Imprensa do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo enfatizam que nenhuma atividade será realizada pela pasta na instituição, visto que a hipertensão é destinada para cuidados na atenção básica, ou seja, nas unidades municipais. "O Centro Multidisciplinar de Tratamento da doença no HR atende pacientes que já se encontram em estágio mais crítico da doença. Portanto, o acompanhamento dos casos de hipertensão, em fase mais inicial, é de responsabilidade da rede básica de saúde", declara a pasta estadual.

 
Publicidade

Veja também