A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, em ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde, Obras e Meio Ambiente, realiza desde esta quinta-feira (23) um mutirão de limpeza contra a dengue, no município e nos distritos de Cuiabá Paulista e Costa Machado. A ação termina neste sábado (25).
A iniciativa ocorre simultaneamente nos locais, das 8h às 16h. A orientação é que o morador coloque para fora de sua casa tudo que possa servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, como móveis velhos, entulhos, galhadas, madeira velha.
De acordo com a Prefeitura, recentemente em um mutirão realizado no distrito de Costa Machado, foram eliminados 76 focos de proliferação do Aedes aegypti por meio do trabalho dos agentes de endemias.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mirante do Paranapanema, Rosiane Dias Melo, ressalta que a equipe recolheu objetos que são tidos como focos do mosquito acumulando água, como copos plásticos, garrafas pet, pneus velhos, entre outros.
A administração municipal alerta que para que o trabalho de combate ao mosquito Aedes tenha sucesso, é necessário que a população colabore. “O poder público tem realizado com intensidade seu trabalho no combate ao mosquito transmissor destas e de outras doenças, mas, só vamos de fato ter êxito se a população fizer a sua parte e colaborar, fazendo a limpeza de seus quintais, recebendo bem o agente quando em visita e, principalmente, conscientizar amigos, família e vizinhos da importância das ações que previnem a doença”, observa Rosiane. Ela ressalta que o melhor remédio continua sendo a prevenção, portanto, se todos fizerem sua parte, a cidade e distritos estarão cada vez mais protegidos.
- Não deixar água parada para evitar a proliferação do mosquito;
- Deixar sempre bem tampados caixa d’água, poços, tambores de água;
- Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas – o ideal é colocar areia fina até a borda do pratinho;
- Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, latinha, embalagem plástica e de vidro) e guardar garrafas vazias de cabeça pra baixo;
- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lavar bem o suporte em que a água fica parada;
- Manter sempre o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas;
- Manter as lixeiras tampadas;
- E sempre permitir o acesso do agente de saúde em sua residência ou estabelecimento comercial.
Foto: Cedida
Mutirão de limpeza segue até este sábado em Mirante e nos distritos