Prefeitura de Álvares Machado identifica loteamento clandestino e alerta população sobre irregularidade

Foram implantadas placas de aviso no local e notificação de embargo publicada no Diário Oficial do município

REGIÃO - Cassia Motta

Data 22/01/2025
Horário 07:10
Foto: Cedida
Prefeitura de Álvares Machado coloca placa em local onde são vendidos lotes irregularmente
Prefeitura de Álvares Machado coloca placa em local onde são vendidos lotes irregularmente

A Prefeitura de Álvares Machado identificou a existência de um loteamento clandestino no bairro Quinta Escola, localizado na Estrada Municipal AVM, nº 331. Como medida inicial, já foram instaladas placas de sinalização no local para alertar a população sobre a irregularidade.

A notificação de embargo também foi oficialmente emitida por meio do documento Notificação de Embargo nº 001/2025, que foi devidamente publicado no Diário Oficial do Município. A administração explicou que um loteamento é considerado clandestino, quando ele surge sem a aprovação municipal, sem o registro no cartório de imóveis, o que é o caso desse loteamento.

A Prefeitura alerta que comprar um terreno em um loteamento clandestino pode gerar diversos problemas como:

- Impossibilidade de obter a escritura do imóvel: sem a documentação de regularização não é possível garantir os direitos de propriedade, impossibilitando o registro do imóvel no nome de quem comprou;

- Falta de infraestrutura básica: loteamentos clandestinos geralmente carecem de condições adequadas, como pavimentação, redes de água e esgoto, iluminação pública e coleta de lixo;

- Problemas legais: a compra de terrenos em loteamentos irregulares pode resultar em conflitos com a Justiça, como ações de reintegração de posse e aplicação de multas.

Não é a primeira vez que a situação irregular ocorre em Álvares Machado. Como noticiado recentemente por este diário, a qualquer momento, a Prefeitura pode proceder com o desfazimento do loteamento Condomínio Vista Prudentina, localizado na Estrada Municipal AVM-385, no Distrito de Coronel Goulart .

Considerado pela Justiça como “clandestino”, por ter sido idealizado, lá em 2020, como um empreendimento sem autorização da administração municipal e dos órgãos federais e estaduais competentes, o espaço chegou a ter 88 dos seus 110 lotes vendidos. Agora, os compradores clamam por ajuda, por medo de perder tudo que investiram, já que pelo menos 25 residências estão construídas no local.

Prefeitura orienta

A Prefeitura de Álvares Machado orienta que antes de adquirir qualquer terreno, lote ou imóvel, a pessoa deve consultar a Diretoria de Planejamento da Prefeitura, para verificar a legalidade da área. Essa precaução é fundamental para evitar problemas futuros e garantir a segurança do investimento.

Leia mais

Compradores de 88 lotes de condomínio considerado “clandestino” podem solicitar indenização na Justiça

Publicidade

Veja também