Prefeitura de Álvares Machado adere à Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião

Além do trabalho de orientação à população, Vigilância Epidemiológica faz captura noturna do aracnídeo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/09/2023
Horário 07:22
Foto: Cedida
Agentes da Vigilância Epidemiológica de Álvares Machado utilizam luz negra para encontrar escorpião durante captura noturna
Agentes da Vigilância Epidemiológica de Álvares Machado utilizam luz negra para encontrar escorpião durante captura noturna

A Prefeitura de Álvares Machado, através da Divisão Municipal de Saúde, aderiu à “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião”, que vem sendo realizada desde segunda-feira (28) e termina nesta sexta-feira (1º/9). De acordo com a administração, o objetivo é envolver os moradores e reforçar as atividades de prevenção nos espaços públicos e residenciais.

Uma das ações realizadas nesta quarta-feira (30) pela equipe da Vigilância Epidemiológica foi a captura noturna de escorpiões em um bairro do município. Dois escorpiões foram encontrados no local.

Com o auxílio de luz negra, o coordenador da equipe de Combate às Endemias, Denílson de Paula, explicou que no período noturno os escorpiões saem para se alimentar, o que facilita a captura desses animais. 

De acordo com Denílson, o trabalho de prevenção é essencial e deve começar em casa. “Manter o quintal sempre limpo ajuda a evitar o aparecimento desses animais, que facilmente se alojam em entulhos e folhagens. Vale frisar que as equipes realizam o trabalho de orientação de casa em casa constantemente”, explica o coordenador. 

Meidas de prevenção

- Evite acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;
- Mantenha lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;
- Mantenha camas e berços afastados das paredes;
- Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques.
O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Esses produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.
Fonte: Ministério da Saúde

O que fazer se for picado?

Em caso de acidentes com escorpiões, dirigir-se imediatamente à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente ou ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente.

Foto: Cedida

No período noturno os escorpiões saem para se alimentar, o que facilita a captura desses animais

Publicidade

Veja também