A Prefeitura de Álvares Machado, através da Divisão Municipal de Saúde, aderiu à “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião”, que vem sendo realizada desde segunda-feira (28) e termina nesta sexta-feira (1º/9). De acordo com a administração, o objetivo é envolver os moradores e reforçar as atividades de prevenção nos espaços públicos e residenciais.
Uma das ações realizadas nesta quarta-feira (30) pela equipe da Vigilância Epidemiológica foi a captura noturna de escorpiões em um bairro do município. Dois escorpiões foram encontrados no local.
Com o auxílio de luz negra, o coordenador da equipe de Combate às Endemias, Denílson de Paula, explicou que no período noturno os escorpiões saem para se alimentar, o que facilita a captura desses animais.
De acordo com Denílson, o trabalho de prevenção é essencial e deve começar em casa. “Manter o quintal sempre limpo ajuda a evitar o aparecimento desses animais, que facilmente se alojam em entulhos e folhagens. Vale frisar que as equipes realizam o trabalho de orientação de casa em casa constantemente”, explica o coordenador.
- Evite acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;
- Mantenha lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;
- Mantenha camas e berços afastados das paredes;
- Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques.
O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Esses produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.
Fonte: Ministério da Saúde
Em caso de acidentes com escorpiões, dirigir-se imediatamente à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente ou ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente.
Foto: Cedida
No período noturno os escorpiões saem para se alimentar, o que facilita a captura desses animais