A Secretaria Municipal de Saúde de Iepê, por meio da equipe municipal de Controle de Arboviroses e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Presidente Prudente, continua com a atividade de nebulização contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, nos bairros da cidade.
Na última sexta-feira (17), a ação ocorreu no Conjunto Habitacional Júlia de Almeida Ramos. A aplicação de inseticida já foi realizada nos bairros: Mário Covas, Vila Dower, Vila Paraná, Fausto Martins, Nova Liberdade, Rua Paraguaçu do Jardim São Jorge e quarteirões em torno da Estratégia Saúde da Família (ESF 2).
Segundo o prefeito Murilo Nóbrega Campos (União Brasil), a aplicação de inseticida vai contemplar todos os bairros do município e garante que será na quantidade necessária para eliminar o mosquito e evitar mais casos da doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Iepê, a cidade possui 674 casos confirmados de dengue, 310 aguardam resultados de exames e três óbitos estão em investigação.
A nebulização consiste na aplicação de inseticida para matar os mosquitos adultos, possivelmente infectados com o vírus da dengue. Por isso, de acordo com a Secretaria de Saúde, é importante que a população continue eliminando os recipientes que possam acumular água.
Além da nebulização, os agentes de saúde trabalham na eliminação de criadouros do mosquito.
Já os pacientes que buscam por atendimento médico no Centro de Hidratação da Dengue estão recebendo pulseiras repelentes para reforçar a proteção contra o Aedes aegypti.