A Prefeitura de Presidente Epitácio informou estar mobilizada desde a manhã desta sexta-feira para atender às ocorrências e minimizar os transtornos causados pela tempestade que atingiu o município na noite dessa quinta-feira. Até o momento, a Secretaria de Obras, Habitação e Infraestrutura registrou cerca de 60 chamados, sendo mais de 30 quedas de árvores de pequeno, médio e grande porte, além de destelhamentos de prédios públicos e residenciais, postes inclinados, entupimento de bocas de lobo e água empoçada em vias.
"As equipes estão espalhadas pela cidade e atuam com equipamentos para agilizar a limpeza e liberação de vias, e, principalmente, avaliar a situação de residências danificadas pela queda de árvores e destelhamento, a fim de garantir abrigo e assistência a essas famílias", apontou.
Nesta manhã, a Defesa Civil realizou a vistoria dos imóveis atingidos, duas residências foram interditadas e a desocupação foi orientada. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, as famílias foram atendidas e o serviço de abrigo temporário ficou à disposição.
Dois prédios públicos municipais (Cras e Núcleo de Assistência Social do Jardim Real) foram parcialmente interditados e os atendimentos serão retomados na segunda-feira, de maneira adaptada. Na Escola Estadual Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches, foram interditadas duas salas de aula e a quadra de esportes.
Munícipes com casas destelhadas, que acionaram a Secretaria de Assistência Social, já receberam lonas para cobertura emergencial e proteção de móveis e eletrodomésticos. Além disso, as famílias serão assistidas e poderão receber telhas para a substituição das danificadas.
Tratores, retroescavadeiras e caminhões, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão atuando preventivamente nos bairros Jardim Real I e II, para aumentar o escoamento de água para os reservatórios de águas fluviais R2 e R3 e assim evitar o alagamento de ruas e por consequência de casas nas proximidades.
Os trabalhos contam também com o apoio do Corpo de Bombeiros na remoção de árvores e atendimento à população. A Energisa está efetuando os reparos na rede elétrica de residências atingidas por galhos ou que sofreram a interrupção do fornecimento. Não foram registrados ferimentos ou mortes.
Empresas privadas como um posto de combustíveis e uma distribuidora de pescados, entre outras, também foram atendidas pela Prefeitura com apoio no recolhimento de árvores, galhadas e entulho.
A população pode registrar o chamado para atendimento da Secretaria de Obras pelo telefone 3281-9075. Os trabalhos retornam neste sábado, priorizando os casos em escala de emergência.