A Prefeitura de Anhumas, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Fundo Social, e com o apoio do Projeto Produz + Anhumas Semeando Vidas, realizam neste sábado (26) um dia dedicado às mulheres: é o “Dia D - Outubro Rosa”.
O evento, que fecha as ações de outubro, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero, é gratuito e será realizado no salão paroquial da Igreja de Santa Luzia, das 9h até às 13h. Mas, antes da abertura oficial, ocorre o plantio de mudas de ipê rosa pelas mãos de 10 mulheres que venceram o câncer. Segundo a Prefeitura, essa ação é uma singela homenagem a essas guerreiras e cada ipê terá uma placa com o nome da mulher que plantou e a data que venceu o câncer. O plantio será na praça do Conjunto Habitacional Jorge Seregheti.
Durante o evento, serviços gratuitos serão oferecidos, como coleta de exame papanicolau, palestras, orientação jurídica, espaço da beleza e diversas apresentações. A ação conta ainda com o apoio: Terrapec, Unidade Afrontosa-Mary Kay, Fazenda São Paulo, Nega Fulô, Diana Marques, Dermachem, Ruby Kisses, Mariana Cotini, Viveiro Cosme e Damião e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Anhumas desenvolveu ações dedicadas ao público feminino no combate e prevenção ao câncer de mama e do colo de útero. Segundo a secretaria, o Outubro Rosa é um movimento essencial para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção - quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maior é a chance de cura, o que torna o autoexame e a mamografia medidas fundamentais.
8h – Plantio mudas de ipê rosa (praça do Conjunto Habitacional Jorge Seregheti)
9h – Abertura oficial do evento (salão paroquial), com abertura dos estandes, realização de exame papanicolau, atendimento de saúde, coloração pessoal, espaço da beleza e atendimento jurídico
9h20 – Apresentação de alongamento da Melhor Idade
9h40 – Café
10h – Apresentação com a educadora física Ingrid
11h – Palestra com o médico mastologista, Bruno Cerávolo